30 de abril de 2013

UNIFEBE debate qualidade da educação para Plano Nacional

Instituição participou do Fórum que discutiu tema para Plano Nacional de Educação

Na última semana, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE debateu o Eixo IV da Conferência Nacional de Educação que aborda “Qualidade da educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem”.

O pró-reitor de Ensino de Graduação, Claudemir Aparecido Lopes, falou sobre a Educação Superior como bem público e direito social: acesso, condições de permanência e qualidade. Participaram do debate os acadêmicos da 3ª fase dos cursos de Educação Física e Pedagogia.

Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia, Marcilene Pöpper Gomes, esse momento foi fundamental para a instituição. “Professores, alunos, gestores e entidades estão diretamente envolvidos no processo educacional por meio de seus cursos de Licenciatura”, afirmou.

“Todas as escolas do município discutiram sobre um dos eixos propostos pelo documento referência, oportunizando que nossos acadêmicos se interem das discussões referentes ao campo da Educação e a relação teoria e a prática na formação docente”, completou Marcilene.

O tema apresentado por Lopes abriu espaço para que os acadêmicos fizessem uma reflexão, em especial sobre a qualidade do ensino oferecido no âmbito da educação superior, a partir de dados que nos são apresentados pelo Ministério da Educação, em relação ao rendimento dos alunos na educação básica e ensino médio. A reflexão também aborda a formação docente e como esta pode contribuir para melhorar, avançar na qualidade da aprendizagem das crianças, jovens e adultos!

Temas discutidos
Os eixos temáticos a desenvolvidos foram: Política Nacional de Educação e Sistema Nacional de Educação: organização e regulação; Direitos Humanos e Educação: Justiça Social, Inclusão, Diversidade e Cultura da Paz; Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente; Qualidade da Educação e Avaliação: Democratização do acesso e condições de permanência; Gestão Democrática: Participação popular e controle social; Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condição de Trabalho; e Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social.

Os documentos desenvolvidos nas instituições de ensino de Brusque serão apresentados no dia 20 de maio. Desde o ano passado, os municípios se mobilizam para desenvolver essas conferências. Elas acontecem durante este ano todo também. O documento final será apresentado em nível estadual e depois na II CONAE, que acontece de 17 a 21 de fevereiro de 2014, quando será abordado o Plano Nacional de Educação.

Texto: Elizandra Damasceno

Livro antiestresse é tema de exposição no átrio do bloco A