notícias colégio
Notícias
09 de outubro de 2019
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE desenvolverá pesquisa em Sistemas de Produção com empresas da região

Estrutura para aplicação da pesquisa também será utilizada pelos acadêmicos.

Com o objetivo de melhorar o desempenho operacional das micro e pequenas empresas, por meio da simulação computacional e física, o Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) selecionará casos industriais de Brusque e região para desenvolver a pesquisa em Sistemas de Produção. O intuito é analisar as atuais características dos sistemas produtivos das organizações e testar o impacto de um investimento.

O estudo de caso foi viabilizado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), pelo edital de apoio a grupos de pesquisa das instituições do sistema Acafe, que destinou R$ 82.494,00 para a compra de equipamentos e da licença do software de simulações. A UNIFEBE investiu 50% desse valor total, mais a revitalização da estrutura física onde será realizada a pesquisa. O laboratório localizado na sala 10 do Bloco D, é composto por infraestrutura modular, como bancadas, carrinhos de movimentação, mesas e legos, além de um ambiente computacional, com o software Flexsim.

A proponente do projeto de pesquisa, professora Simone Sartori, lembra que um dos principais desafios do setor industrial é produzir com alta eficiência. “Por meio da simulação física, com os equipamentos disponíveis no laboratório, e simulação computacional, utilizando o software Flexim, poderemos reproduzir a operação da fábrica e comparar os possíveis cenários. Dessa forma, será possível verificar as taxas de tempo de utilização dos operários e das máquinas, espaço físico necessário e volume de produção”.

Para a supervisora de Pesquisa da UNIFEBE, professora Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop, a pesquisa em Sistemas de Produção visa integrar universidade, organizações industriais e a sociedade ao incrementar o potencial de inovação e gestão de processos. “Vamos colaborar com o desenvolvimento regional de forma técnica e científica, aproximando indústrias e universidade, além de fornecer um ensino mais completo e com vivências mais próximas ao mercado de trabalho”.

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz enfatiza que o laboratório de pesquisa também será utilizado por vários cursos de Graduação, como Administração, Engenharia, cursos Tecnólogos e de Pós-graduação. “Esse espaço proporcionará aos nossos acadêmicos, maior contato com a área da pesquisa e da prática profissional. Com essa pesquisa e essa estrutura reafirmamos nosso compromisso como universidade comunitária, preocupada com o ensino, pesquisa e a extensão, os três pilares da educação superior”.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Vale Cultural do Colégio UNIFEBE aborda influência de colonizadores na região
Colégio UNIFEBE

Vale Cultural do Colégio UNIFEBE aborda influência de colonizadores na região


25 de outubro de 2022
UNIFEBE celebra 45 anos de história
Comemorações

UNIFEBE celebra 45 anos de história


30 de agosto de 2018
Educação Infantil é tema de abertura da Semana de Educação Física
UNIFEBE

Educação Infantil é tema de abertura da Semana de Educação Física


25 de setembro de 2013
Skip to content