notícias colégio
Notícias
03 de setembro de 2013

UNIFEBE conquista 20 estrelas no Guia do Estudante 2014

Pelo sexto ano consecutivo o Centro Universitário de Brusque é destaque no Guia do Estudante da Editora Abril, que chega às bancas em outubro. O veículo de comunicação é conhecido por atribuir estrelas como métrica de qualidade de cursos de graduação em todo o Brasil.


Dos sete cursos da instituição que participaram da avaliação seis estão entre os melhores do Brasil e são eles: Administração (3 estrelas), Ciências Contábeis (3 estrelas), Educação Física (4 estrelas), Pedagogia (4 estrelas), Design de Moda (3 estrelas) e Sistemas de Informação (3 estrelas).


Avaliação
O processo de avaliação inicia com o preenchimento de um formulário eletrônico pelos coordenadores de curso, no qual constam dados específicos sobre a graduação, como titulação do corpo docente e produção científica.


Esses dados ajudam o Guia a avaliar se os cursos se enquadram nos critérios estabelecidos. Os formulários preenchidos são disponibilizados a uma comissão de especialistas para o processo de avaliação. Integram essa comissão, docentes, coordenadores de cursos de todo o país, diretores de departamentos e avaliadores do Ministério da Educação (MEC). Cada pessoa pode avaliar até 35 cursos diferentes, todos da região que lecionam, desde que não sejam da instituição em que trabalham.


Reconhecimento

O pró-reitor de ensino de graduação, Claudemir Aparecido Lopes, destaca que a conquista de mais cursos no Guia do Estudante, além da manutenção dos cursos que já tinham estrelas, significa que a UNIFEBE está no rumo certo. “Os investimentos nas estruturas físicas dos cursos, a constante qualificação docente e uma gestão integrada e participativa têm mostrado o quanto temos avançado nos últimos anos e o quanto a instituição tem contribuído no desenvolvimento de pessoas para nossa sociedade local e regional”, afirmou.


Lopes reitera que este também é um sinal do comprometimento do corpo docente e dos gestores nas questões fundamentais e na atualização constante frente ao mundo dinâmico e exigente que vivemos. “Nossa meta é a excelência na formação humana, integral e profissional, por isso constantemente atualizamos currículos e temos um investimento intenso na formação continuada de nossos colaboradores. Tomamos o máximo cuidado no respeito aos discentes e no zelo e diligência na gestão dos cursos quanto à qualidade do ensino e das diretrizes curriculares”, completou.

Cursos estrelados


Os cursos de Design de Moda e Sistemas de Informação foram estrelados pela primeira vez pelo Guia do Estudante. “Este resultado é um reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela instituição, corpo docente e discente, sempre na busca de um curso de qualidade para preparar bons profissionais para o mercado de trabalho”, afirma o coordenador do curso de Sistemas de Informação, Sérgio Rubens Fantini.


A coordenadora do curso de Moda, Edinéia, Pereira da Silva Betta, comenta que no início do ano, o curso passou por processo de Renovação de Reconhecimento, sendo avaliado com a nota 4,41, quase atingindo nota máxima que é 5,0. “A avaliação realizada pelo Guia do Estudante veio confirmar a qualidade do nosso curso. São poucos os cursos de Moda do Brasil estrelados pelo Guia, e receber pela primeira vez esse reconhecimento, para nós professores, é gratificante”.

“É um privilégio apresentar à sociedade brusquense e região, o Curso de Pedagogia, da UNIFEBE, que há 26 anos faz história, sendo estrelado novamente, com 4 estrelas! É uma conquista significativa e só demonstra o quanto o curso é sério e reconhecido em nível nacional”, destaca a coordenadora do curso Marcilene Pöpper Gomes.


Segundo o coordenador do curso de Educação Física, João Derli de Souza Santos, a pontuação 4 estrelas é uma demonstração de que a UNIFEBE tem uma missão a cumprir. “O curso de Educação Física por meio do qualificado quadro docente, além das questões de Ensino, Iniciação Cientifica e Extensão, procura estar presente com os acadêmicos, de forma continuada na comunidade local e regional, realizando atividades didático-pedagógicas e de promoção da saúde”, frisa o coordenador.


Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

 

Postagens relacionadas

Resultado Final do Processo Seletivo de Estagiário para o Núcleo de Informática

Resultado Final do Processo Seletivo de Estagiário para o Núcleo de Informática


28 de janeiro de 2010
Proerd é tema de pesquisa na Unifebe

Proerd é tema de pesquisa na Unifebe


22 de junho de 2006
Curso de Extensão Vida Ativa retoma as atividades

Curso de Extensão Vida Ativa retoma as atividades


02 de abril de 2008
Skip to content