25 de novembro de 2013

UNIFEBE e AMPE promovem desfile de moda na antiga Fábrica de Tecidos Renaux

A antiga Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, localizada na avenida 1º de Maio, será palco de um desfile de moda organizado pelo Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE em parceria com a Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque – AMPE, na quinta-feira, 28, às 19h. O evento é resultado do trabalho de acadêmicos que participaram do primeiro Prêmio de Moda promovido pelas instituições e parte da programação da XII Semana de Design de Moda da UNIFEBE – UNIMODA.

As acadêmicas da 6ª fase do curso de Design de Moda desenvolveram 20 alternativas de looks da coleção Verão 2015, para dez associados da AMPE. As coleções foram desenvolvidas para o segmento infantil e adulto, versões feminino e masculino. Ao todo, foram produzidas 18 coleções, e o público do desfile conhecerá os cinco looks de cada acadêmico que foram escolhidos pelos empresários para compor a coleção de suas marcas. No total, serão apresentados 80 looks que mostrarão a tendência para a estação. O desfile é só para convidados.

O prêmio

As coleções produzidas pelas acadêmicas foram avaliadas por uma banca formada pelos designers de moda Glauce Barz, Cris de Lucca e Andre Dalsegio, e também pela estilista da AMPE, Aline Kinetz Lima. Os vencedores serão conhecidos no dia do desfile, 28 de novembro.

Depois das bancas os profissionais convidados expuseram suas opiniões sobre a dinâmica da criação de uma coleção. “Quando se tem muitos recursos é fácil criar, mas quando não se tem é que o profissional se supera e mostra sua criatividade”, afirmou Glauce.

André Dalsegio também ressaltou que uma criação não pode gerar dúvidas para a produção, pois isso gera custo para a empresa. “É preciso surpreender sempre. Na moda tudo é rápido e efêmero”, ensinou.
De acordo com a coordenadora do curso de Moda Edinéia Pereira Betta o primeiro lugar ganha uma passagem aérea para viagem técnica a Paris e Milão, que faz parte do curso Euro Fashion. O segundo lugar será premiado com o valor em dinheiro de R$ 500 e o terceiro recebe R$ 250. “O curso Euro Fashion será realizado no ano que vem e faremos o lançamento na abertura do desfile”, destaca a coordenadora.

A experiência

O projeto de produção de looks para empresas associadas a AMPE foi coordenado pela professora Vanessa Contesini na disciplina de Projeto III – Coleção. Para desenvolver as coleções, os acadêmicos visitaram as empresas, conheceram o histórico de cada uma, o mercado de atuação, o público e o estilo que é usado nas confecções de vestuário.

Segundo Contesini, com este projeto o acadêmico pôde aproximar a teoria do curso com a prática nas empresas. “Essa experiência firma uma troca de saberes vivenciais com um atributo de alta relevância na formação dos alunos, além de proporcionar oportunidade de conhecer novas culturas e um grande conhecimento intelectual”, afirma a professora.

“O Prêmio de Moda é uma conquista para o curso, pois estabelece uma relação ainda maior do acadêmico com o mercado de trabalho, e também com a comunidade ao qual está inserido”, acrescentou.

XII UNIMODA
A XII Semana do curso de Design de Moda da UNIFEBE será realizada de 26 a 29 de novembro e conta com uma vasta programação que contempla visita técnica, mesa redonda, lançamento de curso, desfiles e um seminário. Confira a programação completa:

26/11 (terça-feira) 18h
Local: Auditório RenauxView

18h – Visita Técnica à Empresa RenauxView
19h – Mesa Redonda com empresários do setor têxtil, de confecção e calçados – Tema: “Moda e Mercado”.

27/11 (quarta-feira) 18h30
Local: Auditório do Centro Empresarial de Brusque

Mesa Redonda com profissionais da área – Tema: “O dia a dia do profissional de Moda”

28/11 (quinta-feira) 19h00