14 de junho de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE e Defesa Civil se reúnem para tratar da criação de Colegiado de Produção Científica da Regional do Médio Vale do Itajaí

Objetivo é auxiliar o órgão com o uso de tecnologias e desenvolvimento de pesquisas na área.

A reitora do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), professora Rosemari Glatz, se reuniu na manhã desta segunda-feira (13), com o coordenador regional de Proteção e Defesa Civil – Região de Blumenau, Maykel Campestrini, e com o chefe de vistorias e fiscalização da Defesa Civil de Brusque, Edevilson Paulino Cugiki, para tratar da criação do Colegiado de Produção Científica da Regional do Médio Vale do Itajaí.

Na reunião, os representantes trouxeram demandas e necessidades da Defesa Civil, e pediram o apoio da UNIFEBE para auxiliar com o uso de tecnologias, além de falar das possibilidades de desenvolvimento de pesquisas na área de Defesa Civil, como logística humanitária e gerenciamento de crise.

“A Defesa Civil desempenha um importante papel na nossa região e, como universidade, podemos contribuir com conhecimento científico para melhorar o atendimento do órgão, inclusive em situações de alerta”, destaca a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

A conversa foi viabilizada pela professora da instituição, Tamily Roedel, que tem contado com o apoio da Defesa Civil para o desenvolvimento de sua pesquisa de doutorado. “A intenção é criar e ampliar o Conselho para outras Instituições da AMVE- Associação dos Municípios do Vale Europeu, e a UNIFEBE, foi a primeira instituição a ser escolhida para a apresentação deste projeto”, explica Tamily.

Na reunião também foi apresentado um pouco do dia a dia da Defesa Civil em Brusque, explicado sobre as áreas de risco do município, tipos de solo, e o Projeto Defesa Civil na Escola. O vice-reitor, professor Sergio Rubens Fantini, o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, e a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edineia Pereira da Silva, também participaram da conversa.

Eventos da semana – De 5 a 9 de agosto

05 de agosto de 2014