08 de junho de 2018
por: Daiane Benso
Arthur Timm

UNIFEBE e instituto alemão realizam projetos relacionados às smart cities

Projetos são feitos em parceria com o Instituto de Sistemas Pervasivos para Mobilidade, de Karlsruhe

Além da troca de conhecimentos, o Workshop Internacional de Mobilidade Sustentável “Hands on Sustainable Mobility”, realizado em Karlsruhe, na Alemanha, em maio, alavancou projetos importantes para a UNIFEBE.

Em reunião com Instituto de Sistemas Pervasivos para Mobilidade (IUMS) — de responsabilidade do professor Dr. Thomas Schlegel, que é referência na área — foram discutidas parcerias para colaboração e transferência de tecnologia em projetos de interação humano-computador. Também se acordou o desenvolvimento de sistemas de coleta de dados e comunicação de longa distância para monitoramento do trânsito e mobilidade dentro do município e o desenvolvimento de sistemas de automação residencial, monitoramento de recursos e eficiência energética para projetos de pesquisa em andamento na UNIFEBE.

André Tomasi, do Laboratório de Expressão Gráfica em Arquitetura e Urbanismo (LEGAU) da UNIFEBE, explica que estes projetos ainda estão em etapas iniciais e que fazem parte de um conceito maior, relacionados às “smart cities”.

Conforme ele, atualmente há três projetos com participação do IUMS, o Parametric House, Pesquisas em Mobilidade e o LEGAU.

Conheça os projetos

Parametric House: casa que será construída inteiramente com processos de fabricação digital, como impressão 3D e corte a laser, com automação completa de todos os sistemas da casa. Este projeto já está em andamento, em fase de captação de recursos de programas de financiamento à pesquisa no Brasil, e agora terá apoio do IUMS no desenvolvimento de sistemas de automação e interação.

Pesquisas em Mobilidade: estes projetos estão em fase inicial, são fruto da parceria com a Universidade de Karlsruhe. Envolverão desde pesquisas em métodos e equipamentos para coleta de dados, contagem de tráfego e pedestres, monitoramento de trânsito e clima até o desenvolvimento de sistemas de bike-sharing, workshops para estimular a adoção de bicicletas no transporte urbano e sistemas de informação para usuários de transporte público.

LEGAU: os projetos serão desenvolvidos colaborativamente entre o LEGAU e IUMS, com foco no desenvolvimento de dispositivos de interação e visualização, como mesa interativa para planejamento urbano e simulação. No caso da mesa, os estudantes brasileiros poderão trabalhar simultaneamente com os alemães nos projetos de mobilidade do município.

Quanto à impressão 3D, as entidades trabalharão em colaboração em protótipos maiores, como as peças da casa paramétrica, peças de mobiliário urbano e dos equipamentos de mobilidade, além de outros projetos didáticos voltados aos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia.

Já a visualização de projetos que utilizam realidade virtual e realidade aumentada, ambos os laboratórios LEGAU/IUMS possuem pesquisas muito similares. Os alemães têm mais know-how na área de equipamentos e automação e os brasileiros mais experiência na modelagem 3D e computação gráfica, que são parte do currículo do curso de Arquitetura e Urbanismo. Desta maneira, a cooperação será no sentido de melhorar os projetos de ambos os laboratórios.

Pesquisa aponta alta procura por profissionais para atuar na área de Tecnologia da Informação (TI)
Mercado de Trabalho

15 de janeiro de 2020