02 de agosto de 2013

UNIFEBE e Jornal Município homenageiam Brusque em seu aniversário

Este ano, o aniversário de Brusque será comemorado de forma especial pelo Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE e Jornal Município Dia a Dia. Uma parceria entre as duas entidades resultou em um caderno especial distribuído aos leitores da publicação sobre a história da moda na cidade. O projeto foi organizado pela coordenadora do curso de Design de Moda, Edinéia Pereira da Silva Betta, que utilizou textos de Trabalhos de Conclusão de Cursos – TCCs desenvolvidos por estudantes de Moda e Produção Têxtil.

Intitulado “Costurando a História pelos Caminhos da Moda – fragmentos da história da moda e do têxtil em Brusque”, o caderno especial teve tiragem de 11 mil exemplares, encartados para assinantes e venda em banca, além da distribuição de três mil exemplares no desfile de 4 de agosto.

Durante o lançamento da publicação, realizado no auditório do Bloco C da UNIFEBE, na noite de quinta-feira, 1º de agosto, a professora Edinéia declarou que o caderno especial foi uma forma de democratizar a pesquisa realizada pelos acadêmicos. “Nosso município, que é tão rico no que se refere à indústria têxtil, carece de registros históricos”, disse. “Agradeço ao jornal pelo convite para participarmos desta publicação”, completou.

Já o diretor do Jornal Município, Claudio José Schlindwein, disse que os astros se alinharam para que o projeto desse certo. “O que o ser humano tem de mais limitado é a capacidade de criar e ter novas ideias, mas este caderno traz o tema ‘moda’ de forma diferente. O desafio era tornar o conteúdo atrativo e depois de impresso, eterno”, destacou.

Schlindwein ainda enalteceu o trabalho dos estudantes. “Quem olha não sabe o trabalho que dá. Primeiro, a construção do TCC e depois transformar o texto acadêmico em jornalístico, ou seja, com uma linguagem acessível a todos”, comentou.

Para o reitor, Günther Lother Pertschy, este projeto demonstra o que a universidade quer. “O papel da universidade que tanto queremos é este: que o trabalho realizado pelos acadêmicos ao longo de sua formação seja utilizado pela comunidade”, concluiu.

Pertschy agradeceu a parceria e enfatizou que a UNIFEBE está à disposição do jornal para novos projetos.

Texto e fotos: Thayse Helena Machado

Mudança na localização de pró-reitorias

25 de julho de 2007
Inscrições prorrogadas para o ENPEX