notícias colégio
Notícias
23 de fevereiro de 2017

UNIFEBE é palco para debate sobre reforma do Ensino Médio

A UNIFEBE foi palco nesta quarta-feira, 22, para mais uma edição do Café de Ideias, organizado pelo Núcleo de Instituições Educacionais da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), o qual a Instituição faz parte.

No auditório do Bloco C, campus Santa Terezinha, o Diretor de Articulação com os Municípios da Secretaria Estadual de Educação, Osmar Matiola, que ministrou a palestra “A Reforma do Ensino Médio: desafios e perspectivas”.

— O objetivo é falar sobre as implicações que a Reforma do Ensino Médio terá nas escolas públicas e privadas, já que existem bastante dispositivos que serão alterados. O principal objetivo é melhorar a qualidade do Ensino Médio, que está estagnada desde 2005, conforme os indicadores de desempenho dos alunos avaliados pelo Ministério da Educação (MEC). Com a Reforma, há a possibilidade de o aluno optar pelo curso que está mais relacionado com o seu projeto de vida. Isso torna mais flexível a sua trajetória pelo Ensino Médio e diminui a evasão escolar — enfatiza Matiola.

Saiba mais

Segundo o coordenador do Núcleo de Instituições Educacionais da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), Maicon Rodrigo Moresco, a escolha pelo profissional vinculado à Secretaria Estadual de Educação teve como objetivo entender exatamente de que forma as instituições de ensino serão impactadas pela Reforma do Ensino Médio.

— Queremos reconhecer o que está sendo proposto como mudança e de que forma isso vai acontecer. Também queremos entender até que ponto é possível interagir e adotar este novo modelo que está sendo proposto, sobretudo em termos de educação profissionalizante — afirma Moresco.

Segundo ele, nas próprias discussões do Núcleo, a Reforma era considerada uma mudança que precisava acontecer.

— Hoje o estudante não tem mais pré-disposição em conhecer tudo, sobre tudo. E isso é um fator de evasão escolar, através da grade massificada, engessada e da quantidade de conteúdo — salienta.

IMG_1682O reitor da UNIFEBE, Günther Lother Pertschy, destaca a importância de fortalecer o Ensino Médio para receber no Ensino Superior estudantes mais preparados.

— A universidade é a instância final deste processo. Então, quanto mais se discute a qualidade dos anos finais da Educação Básica, melhor será o ingresso no Ensino Superior — pontua.

Assessoria de Comunicação Social com informações da ACIBr
Fotos: Assessoria de Comunicação/UNIFEBE
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

Postagens relacionadas

Visita técnica na empresa Calwer Mineração apresenta aos acadêmicos de Engenharia Civil da UNIFEBE a produção das principais matérias-primas da construção civil
Engenharia Civil

Visita técnica na empresa Calwer Mineração apresenta aos acadêmicos de Engenharia Civil da UNIFEBE a produção das principais matérias-primas da construção civil


06 de junho de 2022
Unifebe oferece vagas com ingresso pelo Histórico Escolar

Unifebe oferece vagas com ingresso pelo Histórico Escolar


25 de janeiro de 2007
Bairro Águas Claras recebe o “UNIFEBE na COMUNIDADE”

Bairro Águas Claras recebe o “UNIFEBE na COMUNIDADE”


25 de maio de 2012
Skip to content