14 de abril de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE está entre as 20 instituições do Brasil que mais prestam atendimentos por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal

Parceria com a Receita Federal permite que o curso de Ciências Contábeis da Instituição oferte gratuitamente serviços à população

O Centro Universitário de Brusque está entre as 20 universidades do Brasil que mais prestaram assistências gratuitas à população em 2022, por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). No relatório repassado pela Receita Federal, a UNIFEBE ocupa a 12ª posição, com 375 atendimentos, e é a única instituição de ensino superior de Santa Catarina, dentre as 20 relacionadas no ranking nacional.

Integrado ao Núcleo de Apoio Contábil – NAC UNIFEBE, o NAF é fruto de um convênio de cooperação entre a universidade e a Receita Federal. “O NAF e o NAC nasceram para atender um anseio da própria população. Por meio dessa parceria com a Receita Federal temos possibilitado que centenas de Pessoas Físicas e Jurídicas tenham acesso gratuito a informações contábeis e fiscais. O resultado do relatório é fruto da solidez de um trabalho em conjunto, que além de legitimar nosso papel de universidade comunitária, tem contribuído significativamente com o ensino dos nossos estudantes”, enaltece o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Antônio Carlos Schlindwein.

Os atendimentos do NAF são realizados no próprio campus da UNIFEBE, na sala do NAC, pelos professores e acadêmicos de Ciências Contábeis. Com o suporte da Receita Federal, o NAF orienta sobre como proceder e qual a documentação necessária para declarar o Imposto de Renda, auxilia com informações de inscrição e cadastro do CPF e CNPJ e ajuda no agendamento on-line de atendimentos na Receita Federal de Brusque.

“Por meio do NAC e do NAF, nós estudantes temos a oportunidade de aplicar nossos conhecimentos em prol da comunidade e do desenvolvimento regional. Tudo isso, com a possibilidade de aprimorarmos nossas habilidades interpessoais e adquirirmos mais experiência profissional”, complementa a acadêmica da 5ª fase, Bianca Schiestl.

O NAF

O NAF Brusque foi o primeiro da Delegacia da Receita Federal de Blumenau (DRF) a ser implantado na região que abrange 47 municípios, desde Major Gercino até o alto vale catarinense. O convênio entre a UNIFEBE e a Receita Federal foi assinado em agosto de 2017, com o intuito de aproximar a Receita Federal da comunidade e promover formação prática aos estudantes da universidade.

“Estar entre as 20 universidades que mais prestam assistências por meio do NAF é prova do nosso compromisso de integrar universidade, poder público e sociedade. Para nós é um privilégio saber que estamos contribuindo com a comunidade. Parabéns aos professores e acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, esse reconhecimento é fruto do empenho e dedicação de todos vocês”, parabenizou a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

Somente este ano, mais de 400 atendimentos já foram realizados no NAC, por meio do NAF. O intuito da instituição é seguir ampliando o número de assistências e alcançar uma posição ainda melhor no ranking de 2023 da Receita Federal.

Últimos dias para se inscrever na Seleção pelo Histórico Escolar 2010.1

29 de janeiro de 2010
Diagnóstico e características de doença rara serão abordados em palestra do curso de Medicina
Medicina