O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) foi palco da quarta reunião itinerante do Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias. Com o auditório lotado, o encontro ocorreu na noite desta quarta-feira, dia 12, e foi presidido pela reitora da Instituição, professora Rosemari Glatz, e pelo deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD), coordenador do grupo.
O evento mobilizou lideranças políticas, representantes empresariais, professores e estudantes. Entre os presentes estavam o deputado estadual Ivan Naatz, o prefeito de Brusque, Ari Vequi, o prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke, o presidente da Câmara Municipal de Brusque, André Vechi, a presidente da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá, Rita Conti, e a vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes – DCE UNIFEBE e acadêmica do curso de Direito, Bruna Maira.
Criado na Assembleia Legislativa com o apoio de 25 parlamentares, o Fórum tem o objetivo de debater políticas públicas que estimulem o fortalecimento deste modelo genuinamente catarinense, que contribui para a interiorização do ensino superior em Santa Catarina e o desenvolvimento das regiões por intermédio da prestação de serviços às suas comunidades.
De acordo com Napoleão, a UNIFEBE simboliza o êxito e a relevância do sistema comunitário para a construção de uma marca própria da excelência catarinense. “Há 50 anos, essa instituição mantém intacto o seu compromisso com a educação de qualidade e o desenvolvimento regional, preservando sempre a identidade e as potencialidades que caracterizam a sua comunidade. Eu propus a criação deste Fórum justamente para proteger esse legado e trabalhar em favor da expansão do ensino, pesquisa, extensão e inovação, que tanto contribuem para que Santa Catarina continue sendo referência nos indicadores econômicos e sociais”, destacou.
Já a reitora, professora Rosemari Glatz enfatizou que as instituições comunitárias são verdadeiros patrimônios da gente catarinense e trabalham unicamente para oferecer um futuro mais próspero e repleto de oportunidades. “A casa cheia e a presença de lideranças de diferentes segmentos mostram o quão importante é essa causa. Nós estamos unidos para reafirmar que as universidades comunitárias não têm dono, elas são de todos os catarinenses, assim como a UNIFEBE, que é nossa, é daqui, é de todos nós”, afirmou.
As reuniões itinerantes percorrerão 12 cidades catarinenses e apresentarão os trabalhos desenvolvidos pelas 14 Instituições de Ensino Superior que integram o Sistema Acafe. O intuito é que os trabalhos do Fórum tenham continuidade pelos próximos quatro anos e que um dos temas a ser debatido seja o Programa Faculdade Gratuita. O quinto encontro ocorre já nesta quinta-feira, dia 13, na Uniplac, em Lages.