notícias colégio
Notícias
13 de abril de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Mídia - Beatriz

UNIFEBE faz grande mobilização em defesa das Universidades Comunitárias

O encontro, realizado na noite de quarta-feira (12), reuniu lideranças, professores e estudantes da Instituição

O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) foi palco da quarta reunião itinerante do Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias. Com o auditório lotado, o encontro ocorreu na noite desta quarta-feira, dia 12, e foi presidido pela reitora da Instituição, professora Rosemari Glatz, e pelo deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD), coordenador do grupo.

O evento mobilizou lideranças políticas, representantes empresariais, professores e estudantes. Entre os presentes estavam o deputado estadual Ivan Naatz, o prefeito de Brusque, Ari Vequi, o prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke, o presidente da Câmara Municipal de Brusque, André Vechi, a presidente da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá, Rita Conti, e a vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes – DCE UNIFEBE e acadêmica do curso de Direito, Bruna Maira.

Criado na Assembleia Legislativa com o apoio de 25 parlamentares, o Fórum tem o objetivo de debater políticas públicas que estimulem o fortalecimento deste modelo genuinamente catarinense, que contribui para a interiorização do ensino superior em Santa Catarina e o desenvolvimento das regiões por intermédio da prestação de serviços às suas comunidades.

De acordo com Napoleão, a UNIFEBE simboliza o êxito e a relevância do sistema comunitário para a construção de uma marca própria da excelência catarinense. “Há 50 anos, essa instituição mantém intacto o seu compromisso com a educação de qualidade e o desenvolvimento regional, preservando sempre a identidade e as potencialidades que caracterizam a sua comunidade. Eu propus a criação deste Fórum justamente para proteger esse legado e trabalhar em favor da expansão do ensino, pesquisa, extensão e inovação, que tanto contribuem para que Santa Catarina continue sendo referência nos indicadores econômicos e sociais”, destacou.

Já a reitora, professora Rosemari Glatz enfatizou que as instituições comunitárias são verdadeiros patrimônios da gente catarinense e trabalham unicamente para oferecer um futuro mais próspero e repleto de oportunidades. “A casa cheia e a presença de lideranças de diferentes segmentos mostram o quão importante é essa causa. Nós estamos unidos para reafirmar que as universidades comunitárias não têm dono, elas são de todos os catarinenses, assim como a UNIFEBE, que é nossa, é daqui, é de todos nós”, afirmou.

As reuniões itinerantes percorrerão 12 cidades catarinenses e apresentarão os trabalhos desenvolvidos pelas 14 Instituições de Ensino Superior que integram o Sistema Acafe. O intuito é que os trabalhos do Fórum tenham continuidade pelos próximos quatro anos e que um dos temas a ser debatido seja o Programa Faculdade Gratuita. O quinto encontro ocorre já nesta quinta-feira, dia 13, na Uniplac, em Lages.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Acadêmicos da UNIFEBE revitalizam a Biblioteca Escolar do CEJA de Brusque
Universidade Comunitária

Acadêmicos da UNIFEBE revitalizam a Biblioteca Escolar do CEJA de Brusque


08 de dezembro de 2022
Profissionais de TI da UNIFEBE participam de evento estadual da ACAFE
Capacitação

Profissionais de TI da UNIFEBE participam de evento estadual da ACAFE


14 de março de 2023
UNIFEBE é incluída em grupos de pesquisa do CNPq
UNIFEBE

UNIFEBE é incluída em grupos de pesquisa do CNPq


16 de outubro de 2014
Skip to content