15 de fevereiro de 2019
Arthur Timm

UNIFEBE firma convênio com a Prefeitura de Brusque para o curso de Medicina

Parceria foi firmada na quinta-feira, 14 de fevereiro, na Secretaria de Saúde

O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) deu mais um importante passo em prol do curso de Medicina, que inicia as atividades no dia 20 de fevereiro. Em parceria com a Prefeitura de Brusque, foi assinado um convênio na tarde de quinta-feira, 14, na Secretaria de Saúde, para que os alunos de Medicina possam desenvolver atividades das disciplinas de Interação em Saúde na Comunidade (IESC).

As práticas serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Policlínica e demais instituições de saúde que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) do município.

Para o reitor da UNIFEBE, professor doutor Günther Lother Pertschy, essa parceria marca o início de uma transformação para a saúde de Brusque e região.

— É um projeto concebido pela atual gestão, mas que será contínuo e dará frutos para toda a comunidade. Aqui, desencadeia-se um projeto transformador, onde todos nós somos coautores desta história — ressalta.

A reitora eleita, professora Rosemari Glatz, enfatiza que esse momento não se pode mensurar, e o que os reflexos serão sentidos pela comunidade – “razão de ser” – da Fundação Educacional de Brusque e da Prefeitura de Brusque.

— A assinatura deste convênio é um ato de doação e amor, que nós, Universidade e Poder Público, estamos firmando em prol da comunidade. Trabalhamos com o intuito de formar não apenas técnicos, mas seres humanos que tratem de outros seres humanos — ressalta.

O prefeito e o vice-prefeito de Brusque, Jonas Paegle e Ari Vequi, respectivamente, enfatizam que esse é um marco na história de Brusque.

— Ter acadêmicos na rede pública do município dará outra tônica e credibilidade para o atendimento que será cada vez mais humanizado. Como médico e prefeito é uma satisfação deixaremos esse legado para Brusque — destaca Paegle.

Para o secretário de Saúde, Humberto Fornari, a parceria entre as entidades representa um divisor de águas e demonstra a coragem dos envolvidos em iniciar um projeto que culmina com a transformação da saúde pública da região.

Também participaram da reunião o coordenador adjunto de Medicina da UNIFEBE, Antônio de Pádua Santos Lanna; o vice-reitor eleito, Sérgio Rubens Fantini; a pró-reitora de Ensino de Graduação, Heloisa Maria Wichern Zunino, o gestor do Projeto de Medicina, professor Sidnei Gripa e o assessor de Desenvolvimento, Robson Zunino.

Saiba mais

As atividades realizadas pelos alunos do Curso de Medicina nas instituições de saúde do município de Brusque serão supervisionadas por preceptores, que poderão ser enfermeiros ou médicos, de acordo com o Plano de Trabalho estabelecido. As atividades de IESC contemplarão atividades de visita, acompanhamento e assistência à famílias que utilizam os serviços do SUS.

Teatro Jovem apresenta peça no Anfiteatro da Unifebe

06 de maio de 2010
Comunicado 18/06 – Edital Processo Seletivo Docente

13 de novembro de 2006