notícias colégio
Notícias
21 de maio de 2012

UNIFEBE firma convênios com universidades da Espanha

O Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE por meio da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE, firmou convênios com as universidades de Alicante, Autônoma de Barcelona, Tarragona, Girona, Murcia e Valencia durante uma viagem realizada por 10 reitores de instituições de ensino comunitárias da ACAFE para a Espanha. Integrou a comitiva o reitor da UNIFEBE, Günther Lother Pertschy, que retomou o cargo na UNIFEBE na sexta-feira, 18 de maio.


Os convênios têm como objetivo efetivar projetos de internacionalização das universidades do Sistema ACAFE. Agora na UNIFEBE, o momento é de elaboração de um regramento interno para determinar como os convênios funcionarão na prática, inclusive em relação à validação de disciplinas cursadas fora do país. “Faremos isso com os pés no chão. Na Espanha temos o idioma como facilitador, já que muitos brasileiros ainda não dominam a Língua Inglesa. Uma dificuldade são os custos da viagem, mas será uma grande oportunidade disponível”, destaca o reitor.


Pertschy afirma que com a crise europeia e o Brasil em evidência, os europeus começaram a se interessar pelo nosso país, o que beneficia esse tipo de convênio firmado. “As universidades que visitamos percebem o Brasil e suas instituições de ensino superior como uma grande oportunidade”, observa.


O reitor ainda relata que na Espanha as universidades são públicas, mas com características similares a UNIFEBE, pois os acadêmicos pagam taxas anuais que variam de 700 a 1,4 mil euros / anos. “Há uma participação do Estado na manutenção das universidades, mas também uma participação muito forte por parte das organizações privadas que viabilizam projetos, pesquisas e transferências de conhecimento”, pontua.


De acordo com Günther uma acadêmica do curso de Direito da UNIFEBE se prepara para viajar para a Finlândia. “Estamos auxiliando na documentação e avaliando as possibilidades de firmar um convênio com essa universidade também. Temos outro aluno de Administração interessado e provavelmente irá para uma universidade espanhola”, conta.


Acadêmicos que tiverem interesse em ter uma experiência de estudos no exterior devem procurar a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Contato: 47-3211-7227.  

Clique aqui para ver mais fotos da viagem.

Texto: Suelen Cerbaro/Foto: Arquivo Pessoal
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

Postagens relacionadas

Academia Viva agita intervalo

Academia Viva agita intervalo


16 de setembro de 2010
Professores da UNIFEBE conquistam título de doutorado

Professores da UNIFEBE conquistam título de doutorado


04 de abril de 2012
Comunicado sobre manutenção dos servidores – 05/11/2010

Comunicado sobre manutenção dos servidores – 05/11/2010


05 de novembro de 2010
Skip to content