21 de maio de 2012

UNIFEBE firma convênios com universidades da Espanha

O Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE por meio da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE, firmou convênios com as universidades de Alicante, Autônoma de Barcelona, Tarragona, Girona, Murcia e Valencia durante uma viagem realizada por 10 reitores de instituições de ensino comunitárias da ACAFE para a Espanha. Integrou a comitiva o reitor da UNIFEBE, Günther Lother Pertschy, que retomou o cargo na UNIFEBE na sexta-feira, 18 de maio.

Os convênios têm como objetivo efetivar projetos de internacionalização das universidades do Sistema ACAFE. Agora na UNIFEBE, o momento é de elaboração de um regramento interno para determinar como os convênios funcionarão na prática, inclusive em relação à validação de disciplinas cursadas fora do país. “Faremos isso com os pés no chão. Na Espanha temos o idioma como facilitador, já que muitos brasileiros ainda não dominam a Língua Inglesa. Uma dificuldade são os custos da viagem, mas será uma grande oportunidade disponível”, destaca o reitor.

Pertschy afirma que com a crise europeia e o Brasil em evidência, os europeus começaram a se interessar pelo nosso país, o que beneficia esse tipo de convênio firmado. “As universidades que visitamos percebem o Brasil e suas instituições de ensino superior como uma grande oportunidade”, observa.

O reitor ainda relata que na Espanha as universidades são públicas, mas com características similares a UNIFEBE, pois os acadêmicos pagam taxas anuais que variam de 700 a 1,4 mil euros / anos. “Há uma participação do Estado na manutenção das universidades, mas também uma participação muito forte por parte das organizações privadas que viabilizam projetos, pesquisas e transferências de conhecimento”, pontua.

De acordo com Günther uma acadêmica do curso de Direito da UNIFEBE se prepara para viajar para a Finlândia. “Estamos auxiliando na documentação e avaliando as possibilidades de firmar um convênio com essa universidade também. Temos outro aluno de Administração interessado e provavelmente irá para uma universidade espanhola”, conta.

Acadêmicos que tiverem interesse em ter uma experiência de estudos no exterior devem procurar a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Contato: 47-3211-7227.

Clique aqui para ver mais fotos da viagem.

Texto: Suelen Cerbaro/Foto: Arquivo Pessoal

Academia Viva agita intervalo

16 de setembro de 2010
Professores da UNIFEBE conquistam título de doutorado