16 de março de 2017

UNIFEBE inaugura Innovation Center In³D

Inovação, desenvolvimento e integração da manufatura aditiva (impressão tridimensional). Esses, são os principais objetivos do novo laboratório do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, que será inaugurado na quarta-feira, 22 de março, às 19h no campus Santa Terezinha.

O laboratório In3D será o primeiro Innovation Center da empresa Makerbot no Brasil e desenvolverá inúmeros projetos e pesquisas voltadas à área das Engenharias, além de permitir o desenvolvimento de protótipos e soluções para empresas e para a comunidade.

O espaço de 50m², anexo ao Centro de Tecnologia e Inovação em Fabricação (CTIF) da UNIFEBE, terá layout diferenciado com foco no estímulo da criatividade e inovação e contará com oito impressoras 3D, um scanner tridimensional e computadores com softwares dedicados à Engenharia.

Segundo o coordenador Denis Boing, a manufatura aditiva já é considerada a quarta revolução industrial.

— Como estamos no ambiente universitário é nosso dever prospectar e disseminar tal tecnologia — afirma.

Para o diretor da Wishbox Technologies – empresa representante da Makerbot no Brasil – Tiago Marin, a UNIFEBE sai à frente de muitas universidades brasileiras ao investir em tecnologias que contribuem para a formação dos alunos e mais uma vez será pioneira não apenas em sua região, mas em todo o estado de Santa Catarina, com a instalação de um Centro de Inovação totalmente voltado ao uso de impressoras 3D (Makerbot Innovation Center).

— Investir em uma tecnologia inovadora, que tem sido cada vez mais absorvida por diversos setores, é um ganho muito grande para o corpo docente e principalmente para os alunos. É uma excelente oportunidade de aproximar o que muitos centros de pesquisas possuem do dia a dia dos acadêmicos e fomentar o desenvolvimento de projetos e soluções inovadoras ao mercado — afirma.

Innovation Center In³D

Segundo o reitor Günther Lother Pertschy, o projeto apresenta inúmeros benefícios para o cenário da ciência, tecnologia e inovação de Brusque e Região.

— O laboratório “In³D” vem contribuir e consolidar o Centro de Tecnologia e Inovação e seu grupo de pesquisa, além da própria evolução dos programas de Engenharia da UNIFEBE — afirma.

Investimento

O investimento em infraestrutura e equipamentos foi de R$ 110 mil. A construção do laboratório foi possível devido a chamada pública Fundação De Amparo À Pesquisa E Inovação de Santa Catarina (FAPESC) de apoio a grupos de pesquisa das Instituições do Sistema ACAFE.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues
Assessoria de Comunicação Social/UNIFEBE
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

UNIFEBE lamenta falecimento de pastor luterano