21 de julho de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

UNIFEBE leva aula baseada em metodologias ativas para colégio público brusquense

Iniciativa foi parte da curricularização da extensão do curso de Letras - Inglês

As aulas de inglês dos estudantes da EEB Santa Terezinha tiveram uma nova abordagem durante a participação de acadêmicos do curso de Letras – Inglês da UNIFEBE. A atividade, desenvolvida como projeto de Curricularização da Extensão, envolveu acadêmicos da 4ª fase e tomou como base as metodologias ativas.

Diferentemente do formato tradicional, de aulas expositivas, os estudantes da escola tiveram a oportunidade de participar de debates, realizar pesquisas, produzir trabalhos em grupo e praticar a língua inglesa de maneira contextualizada, com uma participação ativa no processo. A articulação do projeto foi feita pela professora Mariana Vicentini, que destaca o papel de aproximação entre a formação acadêmica e a realidade social dos locais onde os projetos são aplicados.

Além de fortalecer os conhecimentos linguísticos e culturais dos estudantes, o projeto de curricularização da extensão contribuiu para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas. Para o projeto, foi usado como base o livro Metodologias Ativas: guia prático para uma docência inovadora, organizada pelos professores da UNIFEBE, Fernando Merizio, Sidnei Gripa e Giselly Brandalise.

“Por meio dessa iniciativa, os acadêmicos adquirem uma visão mais ampla da docência e desenvolvem habilidades fundamentais para sua futura atuação profissional. Ao mesmo tempo, os estudantes da escola têm a oportunidade de vivenciar uma abordagem inovadora de ensino, despertando o interesse e o prazer pelo aprendizado da língua inglesa”, afirma a professora.

Conhecimento na prática

A escolha pelas metodologias ativas para a ação é ressaltada também pela coordenadora do curso, professora Rosana Paza, Na análise dela, com a abordagem, os acadêmicos puderam transformar as aulas em experiências de aprendizagem “mais vivas e significativas”. “Nessa prática, o protagonismo do aluno impera, sendo uma valorosa troca de experiência entre acadêmicos e estudantes da EEB Santa Terezinha”, descreve.

Além do planejamento e aplicação das aulas, os acadêmicos da quarta fase passaram por uma noite de formação sobre Metodologias Ativas. A preparação foi feita durante uma oficina com o professor Fernando Merizio. Uma noite também foi dedicada para  elaboração de banners para o Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão – ENPEX 2023.

Para os acadêmicos, como David Correia Júnior, a experiência na curricularização foi positiva ao levar em conta a chance de atuar em sala de aula, futuros estágios e atuação profissional. Segundo ele, as participações em iniciativas como esta são importantes para sua formação e destaca o trabalho em grupo, troca de experiências e desenvolvimento.

“Cada momento foi uma oportunidade de aprendizado e sou imensamente grato a UNIFEBE por proporcionar esses momentos. Por exemplo, tive a felicidade de ver um aluno, ao qual ministrei aulas na curricularização, ingressar em um curso da instituição e, até hoje, quando me encontra, me chama de professor e, mesmo que eu ainda não me considere totalmente, é um verda deiro elogio ao nosso trabalho. Trabalhar em equipe com colegas que possuem experiência como professores também contribuiu significativamente para o meu crescimento”, afirma.

A extensão

Semestralmente, acadêmicos dos cursos de Graduação, participam da Curricularização da Extensão. Ela prevê a realização de projetos, programas, oficinas, eventos ou a prestações de serviços à comunidade, por meio da articulação do ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar.
As atividades são desenvolvidas com professores de diferentes disciplinas e tomam como base vivências e demandas da sociedade. Os projetos proporcionam troca entre universidade, empresas, poder público e população em geral.

Unifebe realiza Seminário de Avaliação Institucional

25 de setembro de 2008