Entre os acadêmicos, Fábio Eduardo Voss, da 6.ª fase do curso de Tecnologia Educacional, participou pelo segundo ano da atividade e se orgulha do resultado da ação. Na avaliação dele, em 2025, a atividade conseguiu reunir mais voluntários e recolher um volume maior de resíduos.
“A descida do Rio Itajaí-Mirim é uma experiência humana e única”, descreve. “Cada vez volto com um sorriso no rosto e uma sensação de dever cumprido, realização. Acredito que a descida do rio no dia da água é um ato relevante socialmente, imbuído de propósito”.
A tradicional ação de limpeza e conscientização Descida do Rio Itajaí-Mirim chegou à sua XXI edição, em 2025. Como nos anos anteriores, a UNIFEBE somou esforços aos voluntários engajados na coleta de resíduos por água e terra, ao longo do principal curso d’água de Brusque, com participantes de cursos como Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Tecnologia Educacional e Pedagogia.
A professora Tamily Roedel destaca o papel da iniciativa na conscientização dos futuros profissionais das mais diversas áreas de atuação e o efeito social que a campanha tem. “Envolver os acadêmicos em ações de limpeza é pensar no futuro, impacto agora e a longo prazo. Essa experiência prática não apenas mostra a importância da sustentabilidade, mas também estimula o desenvolvimento de um pensamento crítico e sistêmico. Ao compreender as consequências que as escolhas têm para os ecossistemas, acadêmicos e futuros profissionais tornam-se agentes de mudança, capazes de promover um desenvolvimento mais equilibrado.”

Para o acadêmico, a limpeza do rio é um ato de consciência ambiental, que é replicável entre os estudantes e a comunidade. “Este ano, em meu barco, tivemos duas crianças que, de início, ficaram assustadas com a quantidade de lixo recolhido, e como nós, enquanto comunidade, permitimos que o rio ficasse dessa forma. Tenho a certeza de que mexeu com elas e as fez refletir sobre o estado do nosso rio”.
O evento reuniu representantes da Defesa Civil, Prefeitura de Brusque, SAMAE, Fundema, Cidade Limpa, Núcleo de Gestão Ambiental da ACIBr, Veolia, RPPN Chácara Edith.