10 de novembro de 2009

Unifebe na Simulação do Conselho de Segurança da ONU

A professora Suzete Habitzreuter Hartke, do curso de Direito da Unifebe – Centro Universitário de Brusque participou, em outubro, da II Simulação do Conselho de Segurança da ONU, que contou com a participação de 36 delegados, representando 17 países. O tema central do simulado foram os conflitos na região da Caxemira. O evento promovido pelo Grupo de Pesquisa em Direito Internacional e Integração Regional da Universidade Federal de Santa Catarina contou com a representanção de várias instituições de ensino.

Os delegados debateram questões relacionadas ao direito internacional, política externa e relações internacionais, a partir de um caso fictício, sempre buscando ser fiéis ao posicionamento do país que representavam. Na oportunidade, a professora Suzete representou uma embaixadora do país do continente africano – Burkina Faso.

Durante a reunião, buscou-se uma solução para o conflito que envolve o Paquistão e a Índia, na disputa por parte do território da Caxemira. Foi criada uma convocação de urgência para os membros do Conselho de Segurança da ONU, que deveriam buscar uma solução para o problema no intuito de evitar um ataque armado, após a morte de vários civis, vítimas de um ataque terrorista.

Depois de 12 horas de discussão, debates e jogo político, chegou-se a uma resolução aprovada pelo Conselho de Segurança. Foram elencadas considerações, determinações e condenações. A resolução, cobertura completa do simulado e mais informações podem ser  obtidas pelo site: http://www.iusgentium.ufsc.br/principal.htm.

Fonte: UFSC

Texto: Natália Uriarte Vieira/ Fotos: Divulgação

UNIFEBE e Zehn Bier lançam Cervejaria Escola

UNIFEBE e Zehn Bier lançam Cervejaria Escola