10 de setembro de 2018
por: Daiane Benso
Arthur Timm

UNIFEBE oportuniza visita na Villa Renaux à escola de Brusque

Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do SESI conheceram o local na quinta-feira, 6 de setembro

Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do SESI/Escola de Brusque tiveram a oportunidade de conhecer na tarde de quinta-feira, 6 de setembro, a Villa Renaux e a trajetória histórica de um dos homens mais importantes de Brusque e também do Brasil – o Cônsul Carlos Renaux, que chegou ao Brasil em 1882 e em 1892 fundou as Indústrias Renaux. A visita foi promovida pela UNIFEBE, que desde 2017 realiza pesquisas no local e contribuiu com a preservação do patrimônio cultural do local.

A atividade faz parte do conteúdo da disciplina de Artes e teve como objetivo a realização de fotos artísticas de ambientes históricos para a valorização da cultura, história e costumes da cidade. Os cerca de 30 estudantes foram acompanhados de professores, entre eles a professora da disciplina de Artes, Maria Maristela Archer Stoll.

A assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Proppex) e coordenadora da editora UNIFEBE, Rosemari Glatz, é pesquisadora e responsável pelas atividades da UNIFEBE na Villa Renaux. Foi ela que proferiu a palestra, guiou a visita na casa, mausoléu e jardins e contou detalhes da história do Cônsul Carlos Renaux aos estudantes.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de tirar fotos artísticas dos ambientes internos do Museu Cônsul Carlos Renaux e também dos jardins e Mausoléu. Por fim, a atividade foi finalizada com um piquenique ao ar livre.

A Escola de Ensino Fundamental do SESI/Brusque é a quarta instituição de ensino a visitar o local neste ano. A Villa Renaux ainda não está aberta para visitação pública, mas já tem novas visitas já estão agendadas.

Saiba mais

Em agosto membros da comunidade também tiveram a oportunidade de realizar uma visita guiada à Villa Renaux. A atividade fez parte da programação da Semana do Aniversário de Brusque e foi promovida pela Fundação Cultural de Brusque em parceria com a UNIFEBE.

Instituições de ensino que desejam realizar visitas de estudo no local podem entrar em contato com a UNIFEBE pelo telefone 3211-7000, que, mediante agendamento, poderão fazer visita guiada.

Acadêmicos de Educação Especial celebram Dia Internacional da Tolerância
Prática

Acadêmicos de Educação Especial celebram Dia Internacional da Tolerância

24 de novembro de 2022