O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) participou na quarta-feira, 3 de abril, no auditório da Biblioteca Universitária da Furb, de encontro com o secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC-SC), André Ramos (professor de Genética da UFSC) e o secretário adjunto Luiz Claudio Miletti (professor de Bioquímica da Udesc de Lages) para unir esforços em defesa da ciência em Santa Catarina.
Pesquisadores da Furb, UFSC, Udesc, Unidavi e Senai também estiveram presentes. O objetivo foi sensibilizar o público quanto à necessidade de um reposicionamento estadual. Ramos afirma que enquanto a arrecadação em Santa Catarina registrou alta entre 2014 a 2017 e os gastos com Judiciário cresceram 22%, com o Legislativo 5% e com Publicidade 28%, na área de Ciência e Tecnologia o que se teve foi queda de mais de 30%.
A SBPC realiza reuniões abertas em todo o estado e já passou por Florianópolis, Lages, Chapecó, Criciúma, finalizando a discussão em Blumenau.
— A reunião teve o intuito de reforçar a importância da ciência para a educação, desenvolvimento e inovação que a comunidade regional necessita. Além disso, também foi tratado a respeito da garantia das fontes de recursos previsto em lei. Para a UNIFEBE, como Instituição Comunitária, a ciência, na forma de pesquisa e iniciação científica, associada ao ensino e extensão, é fundamental para promover a transformação e melhoria na sociedade — ressalta a supervisora de Pesquisa do Centro Universitário de Brusque, Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop.
Saiba mais
A SBPC é a entidade científica de maior representatividade no Brasil, congregando 142 sociedades científicas de todas as áreas do conhecimento.
Informações da Assessoria de Comunicação da Furb
