15 de dezembro de 2014

UNIFEBE participa de encontro de comitês para implantação de centros de inovação

Representantes de 13 polos de Santa Catarina participaram na última semana no auditório do Sebrae, em Florianópolis, do I Encontro dos Comitês de Implantação dos Centros de Inovação realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Santa Catarina e pela Rede Catarinense de Inovação (RECEPETI), onde foram apresentadas as ações desenvolvidas pelo Programa Catarinense de Inovação (PCI) que implantará Centros de Inovação em cidades catarinenses, incluindo Brusque. O reitor do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, Günther Lother Pertschy, participou do evento acompanhado do vice-reitor Alessandro Fazzino, do coordenador do curso de Administração George Aiub e do responsável do Núcleo de Informática da instituição, William F. Molina.

Durante o encontro, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Lúcia Dellagnelo apresentou o PCI, acompanhada dos parceiros Fapesc, Fiesc e Sebrae. Em seguida, o presidente da RECEPETI, Rui Luiz Gonçalves, comentou o plano de trabalho para Expansão da Estrutura de Inovação. Lucia ressaltou que o trabalho entre polos interligados e com a mesma política de atuação transformarão Santa Catarina em referência nacional. “A estrutura que estamos construindo irá mudar o Estado. A articulação em rede para a inovação é inédita para o Brasil, assim o conceito de compartilhamento substituindo a competição entre núcleos”, destacou.

O modelo prevê a governança dos 13 futuros centros de inovação pela chamada tríplice hélice, composta por empresas, instituições de ensino e governo – este com status de mediador. A RECEPETI, associação formada por todos os entes da tríplice hélice, conta hoje com 119 entidades associadas. “A rede foi constituída para ecoar as vozes de todas as instituições inovadoras, encaminhar pleitos e representar a unidade do sistema. Cooperação será o nosso grande ativo”, garantiu Gonçalves.

Os Centros de Inovação catarinenses são projetados para comportar ambientes de negócios, espaços de co-working, áreas de pesquisa e desenvolvimento, treinamento, capacitação, show room de produtos inovadores e outras atividades relacionadas à inovação e voltadas à comunidade.

Responsável pela infraestrutura de implantação e a governança dos Centros de Inovação, a RECEPETI prevê para o primeiro semestre de 2015 a entrega do mapeamento da necessidade de equipamentos para núcleos e Centros de Inovação e a captação de cooperação internacional. Duas parcerias já estão consolidadas para a troca de informações: Stanford Research Institute (SRI), da Califórnia, e Associação de Parques Tecnológicos da Espanha (XPCAT), na Catalunha.

O primeiro Encontro dos Comitês de Implantação contou ainda com a assinatura de termos de cessão de equipamentos multimídia da Fundação Certi para os 13 núcleos de inovação. A reunião encerrou com um painel com o tema: Boas práticas de Sustentabilidade Financeira dos Centros de Inovação, ministrado pelos professores Roberto Moschetta (PUCRS), José Maria Pugas Filho (PUCPR) e o diretor executivo do Sapiens Parque, José Eduardo Fiates, de Florianópolis.

Brusque

Em Brusque, o Comitê de Implantação dos Centros de Inovação é formado pelos seguintes representantes: O reitor da UNIFEBE, Günther Lother Perstchy; Rodrigo Cesari, da Secretaria de Desenvolvimento Regional – SDR; Luiz Carlos Rosin, da Associação das Micro e Pequenas empresas – Ampe; Jorge Ramos, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Emprego e renda; Antonio Alir Dias Raitani Júnior, do Instituto Federal Catarinense – IFC; Edemar Fischer, da Associação Empresarial de Brusque – Acibr; Guilherme Marchewschy, da Câmara de Vereadores; Pe. Claudio Marcio Peontkewicz, da Associação Medhoniana Brasil Meridional – Faculdade São Luiz; Altamir A. Schaadt, da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL; Plácido Vargas, da Prefeitura de São João Batista; Otto Hermann Grimm, da Fundação Educacional Evangélica; e Anselmo Scarduelli, do Clube de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

Texto: Thayse Helena Machado (com informações do Portal da Ilha)

imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Equipe de voleibol vence 2ª etapa de campeonato estadual