Representantes de 13 polos de Santa Catarina participaram na última semana no auditório do Sebrae, em Florianópolis, do I Encontro dos Comitês de Implantação dos Centros de Inovação realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Santa Catarina e pela Rede Catarinense de Inovação (RECEPETI), onde foram apresentadas as ações desenvolvidas pelo Programa Catarinense de Inovação (PCI) que implantará Centros de Inovação em cidades catarinenses, incluindo Brusque. O reitor do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, Günther Lother Pertschy, participou do evento acompanhado do vice-reitor Alessandro Fazzino, do coordenador do curso de Administração George Aiub e do responsável do Núcleo de Informática da instituição, William F. Molina.
Durante o encontro, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Lúcia Dellagnelo apresentou o PCI, acompanhada dos parceiros Fapesc, Fiesc e Sebrae. Em seguida, o presidente da RECEPETI, Rui Luiz Gonçalves, comentou o plano de trabalho para Expansão da Estrutura de Inovação. Lucia ressaltou que o trabalho entre polos interligados e com a mesma política de atuação transformarão Santa Catarina em referência nacional. “A estrutura que estamos construindo irá mudar o Estado. A articulação em rede para a inovação é inédita para o Brasil, assim o conceito de compartilhamento substituindo a competição entre núcleos”, destacou.
O modelo prevê a governança dos 13 futuros centros de inovação pela chamada tríplice hélice, composta por empresas, instituições de ensino e governo – este com status de mediador. A RECEPETI, associação formada por todos os entes da tríplice hélice, conta hoje com 119 entidades associadas. “A rede foi constituída para ecoar as vozes de todas as instituições inovadoras, encaminhar pleitos e representar a unidade do sistema. Cooperação será o nosso grande ativo”, garantiu Gonçalves.
Os Centros de Inovação catarinenses são projetados para comportar ambientes de negócios, espaços de co-working, áreas de pesquisa e desenvolvimento, treinamento, capacitação, show room de produtos inovadores e outras atividades relacionadas à inovação e voltadas à comunidade.
Responsável pela infraestrutura de implantação e a governança dos Centros de Inovação, a RECEPETI prevê para o primeiro semestre de 2015 a entrega do mapeamento da necessidade de equipamentos para núcleos e Centros de Inovação e a captação de cooperação internacional. Duas parcerias já estão consolidadas para a troca de informações: Stanford Research Institute (SRI), da Califórnia, e Associação de Parques Tecnológicos da Espanha (XPCAT), na Catalunha.
O primeiro Encontro dos Comitês de Implantação contou ainda com a assinatura de termos de cessão de equipamentos multimídia da Fundação Certi para os 13 núcleos de inovação. A reunião encerrou com um painel com o tema: Boas práticas de Sustentabilidade Financeira dos Centros de Inovação, ministrado pelos professores Roberto Moschetta (PUCRS), José Maria Pugas Filho (PUCPR) e o diretor executivo do Sapiens Parque, José Eduardo Fiates, de Florianópolis.
Brusque
Em Brusque, o Comitê de Implantação dos Centros de Inovação é formado pelos seguintes representantes: O reitor da UNIFEBE, Günther Lother Perstchy; Rodrigo Cesari, da Secretaria de Desenvolvimento Regional – SDR; Luiz Carlos Rosin, da Associação das Micro e Pequenas empresas – Ampe; Jorge Ramos, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Emprego e renda; Antonio Alir Dias Raitani Júnior, do Instituto Federal Catarinense – IFC; Edemar Fischer, da Associação Empresarial de Brusque – Acibr; Guilherme Marchewschy, da Câmara de Vereadores; Pe. Claudio Marcio Peontkewicz, da Associação Medhoniana Brasil Meridional – Faculdade São Luiz; Altamir A. Schaadt, da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL; Plácido Vargas, da Prefeitura de São João Batista; Otto Hermann Grimm, da Fundação Educacional Evangélica; e Anselmo Scarduelli, do Clube de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.
Texto: Thayse Helena Machado (com informações do Portal da Ilha)
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223