04 de outubro de 2012

UNIFEBE promove evento sobre profissões

Na manhã e na noite desta quarta-feira, 3, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promoveu o UP – UNIFEBE Profissões. Com princesas, reis, bruxas e muita história real sobre o mercado de trabalho e as profissões, a instituição recebeu alunos do terceiro ano do Ensino Médio de Brusque e região.

Esta é a terceira edição do evento que acontece anualmente e proporciona aos estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio a oportunidade de conhecer e escolher a carreira profissional. O UP deste ano contou além das feiras de profissões com atividades como Slack Line, Rappel, Teste Vocacional, Desfile de Moda, Estúdio Fotográfico e Make Up. A aluna Ediere de Oliveira Faria, 16 anos, da EBB José Arantes, de Camboriú, desceu de Rappel e disse que mesmo tendo medo de altura a sensação foi muito boa. “O evento está bem legal e com atividades bem interessantes”.

Durante o evento, os visitantes puderam tirar fotos caracterizados como se fossem formandos da graduação. Bruna Sychocky Fidls, 17 anos, aproveitou a oportunidade para fazer uma foto vestida com a beca e a placa do curso que pretende fazer. “O evento está bem divertido e diferente. Eu estou pensando em fazer administração e vou aproveitar a oportunidade para conhecer mais sobre essa profissão”, declarou.

Os alunos receberam orientação e participaram de oficinas que os ajudaram a escolher o curso de graduação que desejam fazer. A aluna Bianca Cherice, 17 anos, do EEB Monsenhor Gregório Locks, afirmou que o evento ajudou que ela confirmasse que deseja cursar Pedagogia. Even Hickmann, 16 anos, da mesma escola, disse que com a exposição do curso de Arquitetura e Urbanismo conseguiu ter mais noção das atividades desenvolvidas durante a graduação e isso a ajudou a definir por essa carreira.

A UNIFEBE também preparou uma sala de recepção especialmente para os professores das escolas que trouxeram seus alunos. Desta forma, eles puderam interagir com colegas de outras instituições e conhecer mais sobre o Centro Universitário. Os professores foram recepcionados pela professora do curso de Administração, Rosemari Glatz.

Oportunidade

A professora do Colégio Cônsul Carlos Renaux, Ilmila Mello Antunes Krieger, disse que o evento estava muito organizado, com uma recepção divertida e bacana. “A UNIFEBE está proporcionando aos alunos a oportunidade de conhecerem a instituição, os cursos oferecidos e está ajudando que eles pensem no que querem em termos de projeto de vida. Apoiamos essa iniciativa e percebemos que nossos alunos gostaram muito do evento”, comentou.

Veridiane Cristina Sartor, professora da EBB Yvonne Olinger Appel, afirmou que os alunos estão bem confusos em relação à profissão. “A UNIFEBE abriu esse espaço e eles estão tirando todas as dúvidas em relação às profissões que a universidade oferece”.

O reitor da UNIFEBE, professor Günther Lother Pertschy, afirmou que é muito gratificante poder contribuir com mais essa edição do UP para mais de dois mil estudantes. “Sabemos o quanto esse momento é delicado porque é difícil para o jovem tomar essa decisão. São poucos os casos que eles já têm definido qual vai ser a profissão a abraçar. A UNIFEBE através desse evento auxilia bastante nessa decisão”, garantiu.

“Com os cursos de qualidade que nós temos na instituição, não há mais a necessidade da pessoa sair da cidade para estudar em outras instituições. Mesmo se considerarmos uma universidade pública, totalmente gratuita, os custos para manter-se lá são, às vezes, até maiores que do que fazer o curso pagando uma mensalidade na nossa instituição. Esse evento também propicia que mostremos as nossas instalações físicas, as salas de aula, nossos laboratórios, nossos projetos pedagógicos, o fruto do trabalho dos nossos acadêmicos sendo expostos. Muitos que estão nos visitando hoje não fazem ideia do trabalho que a UNIFEBE desempenha e é uma oportunidade ímpar para instituição e para as visitas”, finalizou o reitor.

Texto: Elizandra Damasceno

Processo Seletivo de Monitor para o Curso de Ciências Contábeis