notícias colégio
Notícias
14 de novembro de 2012

UNIFEBE participa de Fórum de atenção às violências

O Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE participa ativamente dos conselhos comunitários da cidade e região. Em cada um deles, a entidade tem um membro representando a instituição para auxiliar nas decisões que possam afetar a comunidade. Um desses grupos é o Fórum Microrregional de atenção às violências: um olhar para a infância e adolescência.


Pensar a questão da criança e do adolescente não é tarefa fácil, pois implica refletir sobre valores, conceitos, limites, regras, desenvolvimento infantil, saúde, educação, direitos, deveres, cuidados, e tantos outros.


Nesse sentido, e por entender a necessidade de ampliar o olhar da sociedade para o universo infantil, e garantir a estes o direito ao desenvolvimento saudável, o Fórum Microrregional de Atenção às Violências de Brusque, Botuverá e Guabiruba, criado em agosto de 2010, vem discutindo esta temática, nos últimos meses.


O Fórum se reúne mensalmente, com profissionais que trabalham direta e indiretamente com situações relacionadas às diferentes formas de violências, no sentido de trazer para a sociedade a discussão e o entendimento de questões e situações, que infelizmente ainda acontecem diariamente em nossos lares. Em relação à violência contra crianças e adolescentes não é diferente, pois cresce o número de situações de violação de direito no país inteiro.


É importante ressaltar que segundo a Constituição Federal de 1988, Artigo 227 – É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.


Ainda, de acordo com o Manual para Atendimento às Vítimas de Violência na Rede de Saúde Pública do DF, violência contra criança e adolescente é qualquer conduta – ação ou omissão, agressão ou coerção – ocasionada pelo fato de a vítima ser criança ou adolescente, e que cause dano, constrangimento, limitação, sofrimento físico, sexual, moral, psicológico ou social. O que por si só coloca a infância numa condição de vulnerabilidade, responsabilizando toda a sociedade a garantir, proteger e assegurar os investimentos necessários para um desenvolvimento saudável.


Percebe-se, que embora a família seja “um porto seguro”, ainda é neste contexto que ocorrem as maiores situações de violências contra crianças e adolescentes. Existem pesquisas que apontam como principais agressores: mãe – 50%; pai – 25% e pai e mãe – 13% dos casos. As pesquisas também apontam que quem revela as violências são geralmente, a comunidade ou pessoas autônomas.


Diante disto, o Fórum Microrregional de Atenção às Violências, busca chamar a atenção da comunidade para a importância de juntamente com os profissionais, em casos de suspeita de violências contra a criança e adolescente, encaminhar denúncia aos órgãos competentes, pois este é o primeiro passo para a garantia dos direitos sociais. É necessário que a sociedade se envolva de fato e de direito denunciando qualquer situação de violência.


Conheça os locais de atendimento nos municípios de Brusque, Botuverá e Guabiruba capacitados à acolher esta demanda.

Brusque


CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social: 3350-5705
Conselho Tutelar: 3351-0113 / 8846-1777
CRAS – Centro Especializado de Assistência Social: 3350-4169
SAE – Serviço de Assistência Especializada: 3355-2367

Botuverá
Secretaria de Assistência Social: 3359-1204 – Ramal 30
Conselho Tutelar: 3359-1489 / 8463-7450

Guabiruba
Secretaria de Saúde e Assistência Social: 3354-2313 / 3354-0991
Conselho Tutelar: 3354-2482 / 9172-2985
CRAS – Centro Especializado de Assistência Social: 3351-7645


FORUM MICRORREGIONAL DE ATENÇÃO ÀS VIOLENCIAS- BRUSQUE; BOTUVERÁ; GUABIRUBA– forumdeatencaoviolencias@gmail.com

 

Texto: Fórum MICRORREGIONAL DE ATENÇÃO ÀS VIOLENCIAS- BRUSQUE; BOTUVERÁ; GUABIRUBA

Edição do texto: Elizandra Damasceno


Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
 

Postagens relacionadas

UNIFEBE premia vencedores do concurso cultural Brusque Nossa Cidade
Universidade Comunitária

UNIFEBE premia vencedores do concurso cultural Brusque Nossa Cidade


27 de outubro de 2022
Dia da Mulher é comemorado com atividades na Unifebe

Dia da Mulher é comemorado com atividades na Unifebe


10 de março de 2009
Psicologia UNIFEBE premia acadêmicos destaque no último semestre
Psicologia

Psicologia UNIFEBE premia acadêmicos destaque no último semestre


28 de fevereiro de 2023
Skip to content