14 de agosto de 2017

Reitor participa de reunião do Conselho Nacional de Educação

Na quinta-feira, 10 de agosto, o Conselho Estadual de Educação sediou Reuniões do Conselho Nacional de Educação das Câmara de Educação Superior e da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.

Nas Pautas, foram contemplados assuntos referente ao sistema de Ensino Superior (Câmara de Educação Superior) e, além da Base Nacional Comum Curricular, a reformulação do Ensino Médio (Câmara de Educação Básica).

O professor doutor Günther Lother Pertschy, a pró-reitora de Ensino de Graduação Heloísa Maria Wichern Zunino e a assessora da Proeng Fabiani Cristini Cervi Colombi estiveram presentes nas reuniões representando a UNIFEBE.

Segundo a pró-reitora Heloísa, a participação da UNIFEBE foi fundamental para estreitar laços com representantes do Ministério da Educação (MEC) e acompanhar de perto o andamento das questões trabalhadas pelo ministério.

— Participamos de um momento especial, destinado à Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE, em que fizemos questionamentos sobre diversos projetos. Foi um momento muito importante e nossa atuação é fundamental, pois tratam-se de questões referentes ao futuro da educação brasileira — destaca.

Para a assessora Fabiani, tendo em vista o compromisso que a UNIFEBE tem com a formação inicial e continuada dos professores da educação básica, a participação nas discussões sobre a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) é de suma importância, uma vez que impactará no currículo das escolas, nos livros didáticos e também na reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura.

— A BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais para que todos os alunos desenvolvam ao longo da educação básica.

Na reunião foram apresentadas as análises realizadas pelo Instituto Ayrton Senna e Fundação Lemann acerca dos avanços realizados da segunda para a terceira versão do documento. Nesse momento a BNCC está em fase de consulta pública e as IES foram convidadas a manifestarem- se sobre o documento — explica.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues
Assessoria de Comunicação Social/UNIFEBE
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

Comunicado 15/06 – Bancas Examinadoras Especiais para Provas de Suficiência