05 de agosto de 2019
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE participa do 2º Encontro de Coordenadores de Curso de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina

No evento, o Projeto Executa foi apresentado como prática de ensino.

Professores de Arquitetura e Urbanismo de 14 instituições de ensino de Santa Catarina conheceram nesta segunda-feira (29), o Projeto Executa do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). A atividade foi apresentada como prática de projetos arquitetônicos pelo coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE e delegado representante dos coordenadores de Santa Catarina, Marcelius Oliveira de Aguiar.

No evento, com tema central em “Práticas e Qualidade do Ensino em Santa Catarina”, Marcelius explicou sobre o projeto, que estimula professores e alunos a pensar, projetar e pôr em prática o que se pesquisa em sala de aula.

O case integrou o ciclo de palestras e debates promovido pela Comissão de Ensino e Formação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC), que visou discutir diretrizes de ensino, qualidade da prática e troca de experiências desenvolvidas em sala de aula.

“O Encontro de Coordenadores é um evento interessante, visto que são compartilhadas muitas experiências com metodologias em projetos integrados. Além disso, foi uma oportunidade para nós da UNIFEBE, mostrando esse projeto tão completo que é o Executa, que mescla todas as técnicas arquitetônicas e aplicação dos conhecimentos práticos”. Destaca Marcelius.

Projeto Executa

Esta é a quarta edição do projeto que, por meio de workshops, palestras e eventos, resulta em projetos arquitetônicos aplicáveis na universidade e no município. Inspirado em uma experiência similar desenvolvida pela Universidade Internacional da Catalunha (UIC), o projeto é a execução do que os acadêmicos aprendem durante o curso.

Nesta edição, os estudantes já iniciaram os projetos para revitalizar alguns espaços dentro da UNIFEBE. Os acadêmicos já projetaram e executaram postes de luz para a própria universidade, montaram parquinho em escolas públicas de Brusque e construíram banco-bibliotecas que foram espalhados pela cidade.

O coordenador do curso, Marcelius Oliveira de Aguia, enfatiza que nesta quarta edição do Executa estão sendo feitos projetos ainda mais ousados, utilizando técnicas das edições anteriores. “Diferente dos demais anos, agora os acadêmicos foram desafiados a calcular e cotar os orçamentos para a execução dos projetos. Já estamos na expectativa dos ambientes revitalizados”.

V ENCONTRO CATARINENSE DE FILOSOFIA

13 de setembro de 2005
Rio de Janeiro é destino da 2ª edição do projeto “Rotas do Itajaí”
Egresso