Nos dias 6,7 e 8 de agosto, professores e acadêmicos do curso de Direito do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) estarão envolvidos em mais um projeto voltado à comunidade: o 2º Simpósio de Direitos Humanos e Cidadania. O evento é promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Brusque por meio da Comissão de Direitos Humanos em parceria com a Associação dos Profissionais em Comunicação da Região de Brusque (APROCORB) e UNIFEBE.
Na noite de abertura o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo, Karol Carminatti, iniciou os debates sobre o tema “Direitos Humanos e Pessoas com Deficiência”. O assunto foi abordado a partir da acessibilidade e inclusão das pessoas, nos planejamentos das cidades. “Se a cidade é feita para todos, temos que estruturá-la dessa forma, e a arquitetura e o urbanismo têm um grande papel nisso. Para criarmos cidades melhores e mais bem preparadas precisamos unir muitas áreas do conhecimento, como a do direito e a de arquitetura”.
O tema do primeiro dia de simpósio foi mediado pela coordenadora do curso de Direito da UNIFEBE, Anna Lúcia Martins Mattoso. A professora e presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão da UNIFEBE, Ana Lucia Rodrigues Marques, a egressa e advogada Liliane Bernardes, e o fundador da AMA – Associação de Pais e Amigos dos Autista, Uilson Ronaldo, também debateram sobre o assunto.
“A acessibilidade é um direito constitucional e que precisa de atenção. Por isso, instigamos nossos acadêmicos a se envolverem em grupos de pesquisas institucionais e na semana de acessibilidade e inclusão”, destaca a professora Anna Mattoso.
“O ensino não se dá só em sala de aula, ele precisa acontecer fora também, precisa envolver a comunidade. É nesse sentido que o simpósio é uma oportunidade de debatermos temas tão relevantes pelo olhar de várias áreas do ensino”, enfatiza a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.
Nesta edição o evento homenageou o doutor Marcão Silva (in memoriam), que também foi professor do curso de Direito da UNIFEBE. Os temas centrais “Direitos Humanos e Pessoas com Deficiência”, “Violência contra Mulher – Repercussão Criminal e Temas Recentes”, e “Direitos Humanos e Meio Ambiente” serão debatidos até dia 8 de agosto, no auditório da OAB Brusque.
