notícias colégio
Notícias
18 de março de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE participará do Mapeamento do Ecossistema de Inovação de Santa Catarina

Plataforma iCatarina foi apresentada nesta quinta-feira (17), na instituição

O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) participará do Mapeamento do Ecossistema de Inovação de Santa Catarina. A plataforma iCatarina foi apresentada nesta quinta-feira (17), pelo secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado, Luciano Buligon, e pelo relações institucionais da Acafe, Adriano Rodrigues.

O evento de lançamento do projeto contou com a presença do prefeito de Brusque, Ari Vequi, além de representantes do poder público de municípios da região, das classes empresariais, do Conselho Regional de Contabilidade – CRC, Conselho Regional de Administração- CRA, professores, acadêmicos e imprensa.

O projeto que estará integrado à Plataforma ON, desenvolvida pelo Sistema Acafe, reunirá em um ambiente virtual informações sobre entidades promotoras de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo, além grupos de pesquisa, cursos universitários e especialistas disponíveis em cada município.

“Interagimos diretamente com a sociedade, por meio da plataforma, que pode encontrar lá a solução inovadora para a sua demanda, o seu projeto ou o seu empreendimento. A Acafe foi contratada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável para fazer esse mapeamento, que será conduzido em todas regiões pelas nossas universidades comunitárias. Santa Catarina é o estado mais inovador do Brasil e agora será o único do país com um mapeamento de todo o ecossistema de inovação”, enfatizou Rodrigues.

Por meio da plataforma, estado e Acafe mostrarão como as universidades comunitárias contribuirão para a execução do mapeamento, que será disponibilizado em uma plataforma on-line e acessível ao público de forma gratuita. Todas as regiões do Estado serão analisadas por 14 bolsistas orientados por especialistas das instituições de ensino superior do Sistema Acafe.

O objetivo é possibilitar que empreendedores ou gestores públicos sejam mais assertivos em seus investimentos e ações, já que será possível saber onde há equipamentos de pesquisa e desenvolvimento, startups, pesquisadores ou programas de Governo adequados para resolver seus desafios de inovação. “Esse mapeamento é a união de todos os saberes de Santa Catarina, para que possamos ainda mais dinamizar os potenciais que o nosso estado tem”, enalteceu o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado, Luciano Buligon.

As apresentações do Mapeamento do Ecossistema de Inovação de Santa Catarina iniciaram na última sexta-feira, dia 11 de março, em Criciúma e Orleans, e já passaram por outras seis cidades catarinenses.

“Hoje estamos apresentando à sociedade esse projeto que a UNIFEBE, como universidade comunitária, estará diretamente envolvida. A nossa instituição de ensino nasceu do desejo da comunidade e há quase 50 anos tem contribuído, de forma efetiva e inovadora, para o crescimento da nossa região. Com o mapeamento desse ecossistema e por meio da Plataforma ON, tudo aquilo que já é produzido pelas nossas universidades comunitárias e pelo estado, estará a favor do desenvolvimento de Santa Catarina”, destacou a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

Os Três Pilares da Transformação

Durante sua fala, Buligon aproveitou a ocasião para apresentar dados sobre o estado, que cresceu 63% nos últimos cinco anos, com destaque para o setor de tecnologia, que corresponde a 6% do Produto Interno Bruto (PIB) catarinense.

O Secretário de Estado lembrou que Santa Catarina é o terceiro estado mais tecnológico do país, com 15 centros de inovação espalhados pelo estado, e que tem acompanhado de perto os impasses do 408Lab, o Centro de Inovação de Brusque. O secretário abordou também a educação superior, que ano a ano tem recebido mais recursos por meio do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU), e que em 2022 repassou R$ 455 milhões em bolsas de estudo para as universidades, 39% a mais do que em 2021.

Nesta sexta-feira (18), o iCatarina será apresentado em Mafra (UnC) e Caçador (Uniarp). O circuito de lançamento do Mapeamento do Ecossistema de Inovação de Santa Catarina encerra no dia 25 de março, em Joaçaba (Unoesc) e Chapecó (Unochapecó).

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Acadêmicos da Unifebe conhecem empresas Natura e Heineken

Acadêmicos da Unifebe conhecem empresas Natura e Heineken


13 de dezembro de 2010
UNIFEBE faz manutenção em equipamentos nesta quinta e sexta

UNIFEBE faz manutenção em equipamentos nesta quinta e sexta


28 de maio de 2013
Estágio Orientado de Prática Jurídica

Estágio Orientado de Prática Jurídica


24 de janeiro de 2008
Skip to content