27 de outubro de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE premia vencedores do concurso cultural Brusque Nossa Cidade

Mais de 15 estudantes foram premiados em seis categorias.

O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) premiou nesta quinta-feira (27), os estudantes, professores e instituições de ensino vencedores do concurso cultural “Brusque Nossa Cidade”.

As melhores redações, fotografias, vídeos, desenhos e colagens, que demonstram como os estudantes enxergam o município hoje e como esperam que ele seja no futuro foram premiadas com notebooks, smartphones, tablets, bicicletas, vale-livros e passaportes para o Beto Carrero World.

Mais de 500 trabalhos foram inscritos por alunos do ensino infantil, fundamental, médio e superior de mais de 40 escolas e universidades da rede pública e privada de Brusque. O concurso cultural desenvolvido e patrocinado pela UNIFEBE foi criado para envolver os estudantes, professores e familiares no processo de Revisão do Plano Diretor de Brusque.

“O intuito do concurso era fazê-los refletir e observar o nosso município. Entender como eles enxergam a realidade da nossa cidade, nos âmbitos de mobilidade, de planejamento, das condições que são dadas aos cidadãos. Ao demonstrar esse olhar, eles contribuíram e participaram ativamente do processo de Revisão do Plano Diretor, que norteará o futuro do nosso município”, destacou o professor e presidente da comissão organizadora do concurso, Francisco Alberto Skorupa.

Ao entregar os prêmios aos vencedores, a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, enfatizou o papel das instituições de ensino na construção da cidadania. “Ao se propor participar do concurso cultural, as escolas e universidades também se propuseram a fazer os estudantes visualizar Brusque como Nossa Cidade. A pensar no município como cidadãos mais críticos e comprometidos com o futuro. Mesmo as crianças, ao levar o desafio para casa e pensar com os pais, criaram esse pertencimento. O objetivo foi cumprido e quem ganha o maior prêmio hoje é o nosso município”, avaliou a professora Rosemari.

Brusque pelos olhos das crianças, adolescentes e jovens

O caminho de casa até a escola foi retratado no desenho da estudante Jamilly Rodrigues da Silva Molca, do 4º ano, da Escola de Educação Fundamental Augusta Dutra de Souza, do bairro Limeira Baixa. A casa dela, do vizinho, o ponto de ônibus em frente à escola, o educandário, a farmácia e até a lanchonete nas proximidades da escola foram desenhadas, cuidadosamente, pela aluna.

Com o apoio da irmã e da mãe, Jamilly expressou em uma imagem, o que vê diariamente. Ao lado da professora, Luciana Dellagnolo de Souza, a aluna recebeu o prêmio de terceiro lugar de sua categoria. “Com seu jeito e seu olhar de criança, a Jamilly mostrou como vê seu bairro, a escola e o caminho que percorre todo dia para ir à aula. O capricho, a criatividade reforça o que, para ela, é essencial no seu dia a dia. Estamos muito felizes com o prêmio e com o reconhecimento”, ressaltou a professora Luciana.

Na categoria Redação, a estudante do terceirão do Colégio Cônsul Carlos Renaux, Stephanie Possamai, levou o prêmio de primeiro lugar. Com foco no lazer para os jovens brusquenses, a aluna relatou no texto uma experiência que vivenciou, em 2021, no parque Zoobotânico. “Eu amo morar em Brusque e quero que muitos outros eventos de integração, voltados para a minha idade, sejam promovidos no município. Vivemos em um município que já é muito bom e para que ele seja ainda melhor, precisamos também fazer a nossa parte, participar”, salientou Stephanie.

Além do desenho feito por Jamilly e da redação de Stephanie, todo material inscrito no concurso contribuiu para subsidiar o diagnóstico elaborado pela equipe técnica, que embasará a revisão do Plano Diretor.

Revisão do Plano Diretor

O Plano Diretor é um documento norteador, que visa propiciar melhores condições para o desenvolvimento integrado, harmônico e o bem-estar social da comunidade de Brusque, atendendo às aspirações da população e direcionando as ações do Poder Público e da iniciativa privada.

A UNIFEBE é a instituição responsável por fazer a Revisão do Plano Diretor do município de Brusque. O contrato de prestação de serviço técnico foi firmado em 18 de novembro de 2021, e o serviço está previsto para ser finalizado em maio de 2023.

Confira o resultado com os vencedores das seis categorias:

Categoria 1: Elaboração de Audiovisual – Ensino Superior

Evelyn Miriã Barboza Karin Regina Kohler Formonte Uniasselvi Brusque
Guilherme Felipe Bernardi Thiago dos Santos UNIFEBE
Ricardo Rahn Martinez Ricardo Weschenfelder UNIFEBE

Categoria 2: Elaboração de Redação – Ensino Médio

Stephanie Possamai Nardy Bechtold Júnior Colégio Cônsul Carlos Renaux
Gisele Santos Silva Goreti Dutra EEB Francisco de Araújo Brusque
Rayanna Dossena Vargas Bueno Goreti Dutra EEB Francisco de Araújo Brusque

Categoria 3: Elaboração de Fotografia – 6º ao 9º ano

Estudante Professor Orientador Escola
Laura Romanenko Halfpap Adriana Beatriz Pacher Raach Colégio Cônsul Carlos Renaux