27 de fevereiro de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE prestigia na Assembleia Legislativa sessão dedicada aos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil

Instituição foi representada pela reitora e membro da Comissão Santa Catarina-Itália, professora Rosemari Glatz.

A UNIFEBE, representada pela reitora da instituição e membro da Comissão Santa Catarina-Itália, professora Rosemari Glatz, prestigiou na noite desta segunda-feira (26), a Sessão Especial realizada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), dedicada às comemorações do sesquicentenário da chegada dos primeiros italianos ao Brasil.

Além de integrar a Comissão, por meio da Editora da UNIFEBE, a instituição fará a editoração e diagramação do livro comemorativo pelos 150 anos da grande imigração italiana no Brasil. O título contará com um capítulo escrito pela reitora, abordando a imigração italiana na região de Brusque, Botuverá, Gaspar Guabiruba e Nova Trento. A Editora da UNIFEBE também fará a reedição do livro Vencer ou Morrer, do autor italiano Renzo Maria Grosseli.

A Sessão

A homenagem, realizada em Florianópolis foi proposta pelo deputado Vicente Caropreso (PSDB) e presidida pelo presidente da Casa, deputado Mauro de Nadal (MDB). Na ocasião, autoridades, representantes da comunidade ítalo-catarinense e de diversos setores da sociedade celebraram a relevância histórica e cultural dos imigrantes italianos para o desenvolvimento econômico e social do país, mas, especialmente, para Santa Catarina.

A cerimônia homenageou ainda 21 entidades catarinenses que preservam a história e a memória dos imigrantes italianos, como o Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim – Casa de Brusque e o Arquivo Público de Santa Catarina. Durante a sessão, os parlamentares também condecoraram a cônsul-geral da Itália para os estados do Paraná e Santa Catarina, Eugênia Tiziana Berti, proponente da solenidade.

Estudantes e Ligas Acadêmicas de Medicina já podem inscrever seus trabalhos científicos na Semana Acadêmica do curso
Evento

Calouros da Unifebe plantam árvores na Instituição