18 de maio de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE promove atividades recreativas e de promoção à saúde na Escola de Educação Básica Governador Ivo Silveira

Acadêmicos de Educação Física, Engenharia Química e Pedagogia realizaram diversas atividades no último sábado (14), no bairro Águas Claras.

A Escola de Educação Básica Governador Ivo Silveira abriu as portas do educandário, no último sábado (14), para receber os acadêmicos de Educação Física, Engenharia Química e Pedagogia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Orientados pelos professores dos cursos de Graduação, os estudantes realizaram diversas atividades recreativas, como pintura facial, aferição de glicemia e pressão arterial, avaliação postural, oficina de produção de álcool em gel, oficina de artes marciais e campeonato de futsal.

Prática como Componente Curricular – PCC

As atividades integraram a Prática Como Componente Curricular – PCC do curso de Educação Física, que neste semestre preparou as atividades recreativas para os alunos do Ensino Fundamental da EEB Governador Ivo Silveira, no bairro Águas Claras.

Antes de aplicar as atividades, os acadêmicos tiveram que planejar as dinâmicas educativas, culturais, recreativas e de promoção à saúde. “No PCC o estudante aplica na prática todos os conhecimentos teóricos que aprende ao longo do curso. Ele passa a enxergar a Educação Física além da sala de aula. Compreende o seu papel educacional na formação dos alunos e na promoção de uma vida mais saudável. Foi um momento de muita diversão, mas principalmente, de muito aprendizado para os nossos futuros profissionais”, enfatiza o coordenador do curso, professor João Derli de Souza.

A acadêmica de Educação Física – Licenciatura, Gabriela Estevo Suave, foi uma das estudantes que participou do PCC deste semestre. Para ela, interagir com os alunos é uma oportunidade de conhecer a realidade da profissão que escolheu. “Meu objetivo principal é ser professora de Educação Física em escolas, e com essas atividades posso ver de perto como os pais interagem na educação dos filhos e como os próprios alunos reagem às atividades propostas. Quando atuo nas oficinas de saúde, atendendo e passando instruções referentes à pressão arterial, glicemia e frequência cardíaca, me sinto ajudando alguém mesmo que de forma simples”, complementa Gabriela.

UNIFEBE no Lazer

Esta também foi uma das ações do projeto UNIFEBE no Lazer, que é coordenado pelo professor Adonis Marcos Lisboa. O objetivo do projeto é realizar em diversos locais da cidade, aos sábados, atividades recreativas gratuitas com foco em brincadeiras populares e danças, oportunizando à comunidade momentos de lazer e conscientizando sobre a importância da ludicidade para o aprimoramento das diversas dimensões da existência humana.

A diretora da EEB Ivo Silveira, Bibiana Cilena de Simas Frutuoso, agradeceu e parabenizou a UNIFEBE pelo trabalho desenvolvido com os alunos, pais e professores do educandário. “Proporcionar à nossa comunidade escolar e vivenciar essas atividades na nossa escola foi sensacional. Sabemos o quanto esses momentos enriquecem e estreitam as relações entre escola e comunidade, e como marcam a memória afetiva dos nossos alunos. Para nós é um prazer abrir as portas para a UNIFEBE e só temos a agradecer pelo cuidado e carinho com o nosso educandário”, enaltece Bibiana.

III Simpósio de Engenharia de Produção inicia na quarta-feira

23 de novembro de 2010