24 de outubro de 2007

Unifebe promove Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão

Com o tema “O ensino, a pesquisa e a extensão em diálogos plurais”, a Unifebe – Centro Universitário de Brusque promove o ENPEX – Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, que tem a proposta de reunir acadêmicos, professores, entidades parceiras e a comunidade para discutir as ações de extensão e projetos de iniciação científica articulados ao ensino. A abertura foi nesta terça-feira, dia 23, com a palestra do Phd. César Zucco, diretor de pesquisa científica e tecnológica da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina – Fapesc.

O evento teve a presença da reitora Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli, da pró-reitora de ensino de graduação, Heloisa Maria Wichern Zunino e da pró-reitora de pós-graduação, pesquisa e extensão, Jocimari Tres Schroeder, da integradora de Ensino Fundamental da Secretaria do Desenvolvimento Regional de Brusque, Teresa Riffel, do subtenente do Corpo de Bombeiros, José Bonifácio Corsi e do presidente da AMPE, Luiz Carlos Rosin.

A reitora destacou a satisfação em receber o professor César Zucco para falar de um tema de extrema relevância na Instituição e enfatizou a importância do momento que a Unifebe vive, caminhando sempre em direção da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. “O ENPEX é um evento que reafirma o nosso compromisso com a pesquisa que promova o desenvolvimento regional, uma prova disso é a grande participação não só de nossa comunidade acadêmica, mas de pesquisadores de outras instituições como a Unidavi, PUC/RS e Furb”, ressaltou a professora Maria de Lourdes.

O palestrante da noite, professor César Zucco, é graduado em Química pela Furb, mestre em Físico-Química pela UFSC, doutor em Química Orgânica pela Universidade de Glasgow e pós-doutor pela Universidade da Califórnia em Santa Bárbara. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, além de atuar na Fapesc. Possui mais de 50 artigos publicados em periódicos e participou de diversas bancas de mestrado e doutorado. “Fiquei muito feliz em retornar a Brusque e a Unifebe, onde já trabalhei como professor, para abordar sobre um tema extremamente sugestivo e muito discutido na Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina”, afirmou o professor.

Após a palestra foi realizado o lançamento da Revista da Unifebe, que é uma publicação do Centro Universitário de Brusque e tem como objetivo divulgar, de forma sistemática, o resultado de estudos e pesquisas desenvolvidas por professores e acadêmicos da Unifebe, assim como de autores da comunidade e de outras instituições. A presidente do conselho editorial da Revista da Unifebe, professora Otília Lisete de Oliveira Martins Heinig, agradeceu a participação dos autores e desejou uma boa leitura a todos.

O ENPEX, que está sendo organizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, propõe para esta quarta-feira, dia 24, a realização de oficinas e apresentações de teses de mestrado e doutorado e trabalhos de conclusão de curso de egressos da Unifebe. Os trabalhos que serão apresentados integram as seguintes modalidades: Iniciação Científica, que envolve os projetos de pesquisa do Artigo 170, Faspec ou CNPq; Projetos de Extensão, Colóquio Docente, Prática Jurídica, Monografias de cursos de especialização Lato Sensu; e atividades de ensino de graduação articuladas à pesquisa e extensão.

Todas as informações sobre o ENPEX estão disponíveis no site do evento www.unifebe.edu.br/enpex. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail enpex@unifebe.edu.br ou pelos telefones (47) 3211 7227 ou 3211 7221.

Primeira turma de Educação Física apresenta TCCs

20 de junho de 2007