29 de janeiro de 2009

Unifebe promove Formação Continuada – 2009.1

A Unifebe – Centro Universitário de Brusque, promove de 2 a 5 de fevereiro, na próxima semana, mais uma Formação Continuada para professores, funcionários técnico-administrativos, acadêmicos e egressos. A proposta do evento é promover capacitação dos participantes, desencadeando reflexões sobre a educação no ensino superior. A programação será realizada sempre a partir das 18h, no Auditório do Bloco C, exceto as atividades que ocorrerão durante o dia.

Na abertura do evento será abordado o tema A "Universidade e a legislação vigente em relação à Educação a Distância (EaD)", ministrado pelo profº Dr. Fernando José Spanhol, que é doutor e mestre em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Graduado em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), atualmente Fernando Spanhol atua como gerente executivo do Laboratório de Ensino a Distância do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC e diretor da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), além de ser avaliador para a Educação a Distância do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC).

No segundo dia a reflexão gira em torno do tema "Saber navegar é preciso – Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem Moodle: uma ferramenta de apoio para as aulas semi-presenciais na Unifebe" em palestra ministrada pelo mestre Rogério Santos Pedroso (Unifebe). Rogério tem experiência na Educação, com ênfase em Educação Permanente, principalmente nos assuntos ligados a experiências pedagógicas com Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC, professores e a informática na educação, educação a distância, escola pública e as TDIC e capacitação de professores em educação e meio ambiente.

Os Projetos Pedagógicos dos Cursos, que sempre tem um espaço garantindo durante a Formação Continuada, serão abordados no dia 4, quando o tema do evento será "Redimensionando os Projetos Pedagógicos dos Cursos à luz das novas diretrizes do Projeto Pedagógico Institucional". A atividade será realizada nos colegiados de cada curso, com mediação dos coordenadores e da Assessoria de Desenvolvimento.

Para finalizar a Formação Continuada o tema será as "Alterações introduzidas pelo acordo ortográfico da Língua Portuguesa", ministrado pela mestre Rosana Paza (Unifebe). Rosana é graduada em Letras pela Universidade do Vale do Itajaí, pós-graduada em Língua Inglesa pela Universidade do Vale do Itajaí e mestre em TESOL (Ensino do Inglês para Estudantes de Outras Línguas) pela New Mexico State University. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em língua portuguesa e inglesa, atuando principalmente no ensino da língua inglesa e como tutora na área de educação à distância. A palestra será realizada, na sala 4 do Bloco C, em dois horários, 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, podendo o participante escolher em qual deseja participar no momento da inscrição.

Nos dias 2, 3 e 4 será realizada uma Oficina sobre "Excel" com os professores mestre Luiz Carlos de Souza e mestre Luiz Pedro Benvenutti, ambos docentes da Unifebe. O público-alvo da Oficina são os funcionários técnico-administrativos, que poderão optar por participar da atividade no período matutino ou vespertino, das 8h às 12h ou das 13h30 às 17h30. A oficina será realizada no Laboratório de Informática IV.

As inscrições para a Formação Continuada do primeiro semestre de 2009 devem ser feitas pelo site http://www.unifebe.edu.br/. Mais informações com a Assessoria de Desenvolvimento pelo telefone (47) 3211 7212.

Texto: Lisiane Moraes

Horário de atividades da Unifebe nesta sexta-feira – 01/07/2010