16 de fevereiro de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

UNIFEBE promove formação sobre tecnologias educacionais para Escola brusquense

Ação do curso de Licenciatura em Tecnologia Educacional foi ministrada para grupo de professores do ensino fundamental

Os professores da Escola de Ensino Fundamental Doutor Carlos Moritz receberam uma formação especial voltada para as tecnologias educacionais. Um grupo de cerca de 18 professores que atuam com estudantes do 1º ao 9º, participou da oficina Tecnologias Digitais e Games na Educação, desenvolvida na própria escola.

Segundo o coordenador do curso de Licenciatura em Tecnologia Educacional, professor Fernando Luís Merízio, responsável por ministrar a formação, a aplicação dos conceitos acerca das tecnologias digitais e dos jogos na educação é uma excelente forma de potencializar a interação dos estudantes com os conteúdos que são trabalhados em sala de aula. Ele destaca ainda a maior dinâmica, motivação e abertura às diferentes habilidades dos estudantes proporcionada com a utilização dos recursos.

Os jogos, segundo ele, também desempenham papel importante no desenvolvimento dos estudantes. Além de contribuir com o processo de aprendizagem e a possibilidade de criação de memórias afetivas das atividades, o professor aponta para o benefício das dinâmicas no cumprimento de tarefas, objetivos bem definidos, sistemas de recompensa e progressão nas ações, como elementos importantes nesse processo.

“As Tecnologias Digitais na Educação, desde sempre, desempenham um papel transformador na realidade das escolas e dos alunos, quando utilizadas de forma a potencializar os processos de ensinar e aprender”, descreve. “Cada atividade, com tecnologias digitais ou com jogos, tem por objetivo ampliar as capacidades de aprendizagem dos alunos, permitindo que possam se expressar por meio de diferentes habilidades para apreender os temas que estão sendo estudados e resolver as situações problemas que são apresentadas”.

Equipe preparada
A aproximação da equipe da EFF Doutor Carlos Moritz com as tecnologias educacionais é um processo reconhecido por três prêmios nacionais nos últimos dois anos. Dois deles avaliaram a atuação do gestor e, um, a de professor, como relata o diretor da escola, professor Thiago Alessandro Spiess.

Além disso, ele se orgulha dos investimentos feitos para o uso de Chromebooks, telas interativas, atividades na plataforma Google for Education e Clubes de Robótica. Nos últimos dois anos, os estudantes puderam ter oficinas com as plataformas Robogarden e Tecnolokid no contraturno escolar. Mesmo com o aparato tecnológico, o diretor acredita que o workshop é parte do processo de aprimoramento.

“Nossa expectativa com a oficina era de que ajudasse nosso corpo docente a se sentir mais confiante e preparado para utilizar as tecnologias digitais de forma eficaz em suas salas de aula, proporcionando, assim, uma experiência de aprendizagem mais rica e significativa para os alunos, tendo em vista que nem todos os professores ainda se sentem seguros em avançar no uso da tecnologia devido à falta de formação na área”, relata.

De acordo com o diretor, ao implementar estratégias inovadoras de ensino com o auxílio de tecnologias digitais e jogos educacionais, os professores podem criar ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e interativos, beneficiando, assim, os alunos. “O treinamento sobre tecnologias educacionais tem um impacto transformador no ensino que oferecemos na escola. Ao capacitar nossos educadores com as habilidades necessárias para integrar efetivamente a tecnologia em suas práticas pedagógicas, estamos promovendo uma abordagem de ensino mais adaptável e relevante para o mundo atual”.

UNIFEBE prestigia vencedores do concurso de redação RioVivo

UNIFEBE prestigia vencedores do concurso de redação RioVivo