06 de junho de 2013

UNIFEBE promove palestra sobre meio ambiente em escola

Na noite de terça-feira, 4, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promoveu uma palestra sobre o meio ambiente na Escola de Educação Básica João Hassmann para 160 alunos do Ensino Médio. A professora Tamily Roedel falou sobre os problemas ambientais existentes e sobre a preservação do meio ambiente.

Tamily também abordou as questões históricas alusivas ao dia do meio ambiente focados na Eco 92, Objetivos do Milênio e a Rio +20. Para ilustrar os problemas ambientais, a palestrante apresentou os dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e vídeos temáticos.

“É importante termos atitude para preservarmos o meio ambiente e assim influenciarmos outras pessoas a se conscientizarem e agirem. Temos mais de sete bilhões de habitantes no planeta o que significa maior produção de alimentos, maior quantidade de emissões de gases poluentes, portanto, é necessário desenvolver medidas menos agressivas e preservarmos nosso habitat”, afirmou a professora.

A professora encerrou falando sobre a questão da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12.305/2010, e a implantação da coletiva seletiva no município de Brusque com a consultoria de pessoas da cidade de Boras, na Suécia, conhecida por ter um programa de reciclagem no qual a maior parte dos resíduos sólidos gerados pela população de cerca de 64 mil habitantes é reciclada, tratada biologicamente ou transformada em energia (biogás), que abastece a maioria das casas, estabelecimentos comerciais e a frota de 59 ônibus que integram o sistema de transporte público da cidade.

Em função disso, o descarte de lixo no município sueco é quase nulo, e seu sistema de produção de biogás se tornou um dos mais avançados da Europa. O modelo de gestão de resíduos sólidos adotado pela cidade, integra comunidade, governo, universidade e instituições de pesquisa, começou a ser implementado a partir de meados de 1995 e ganhou maior impulso em 2002 com o estabelecimento de uma legislação que baniu a existência de lixões nos países da União Europeia.

Texto: Elizandra Damasceno

Curso de Pedagogia realiza simpósio com egressas

02 de junho de 2006
Revista da Unifebe: aberto período para a submissão de artigos