notícias colégio
Notícias
28 de agosto de 2018
por: Daiane Benso
Arthur Timm

UNIFEBE promove reflexão sobre Segurança Pública e Direitos Humanos

Evento terá continuidade nesta terça-feira, 28 de agosto

Para desmitificar e trazer reflexão sobre os direitos humanos — universais e que vale para cada pessoa indistintamente — a UNIFEBE promove o evento “Segurança Pública e Direitos Humanos: Desdobramentos em SC e no Brasil”. A abertura foi realizada na noite de segunda-feira, 27 de agosto e contou com o debate sobre desarmamento.

Dando continuidade ao evento, nesta terça-feira, 28, haverá a palestra “Segurança Pública em Santa Catarina”, ministrada pelo secretário estadual de Segurança Pública do Estado de Santa Catarina, Dr. Alceu de Oliveira Pinto Junior e com o perito judicial da Justiça Estadual e Federal, assessor técnico da Organização das Nações Unidas (ONU), Dr. Roberto Carlos Meza Niella. Na ocasião também será realizada homenagem a todos os policiais feridos e/ou assassinados no exercício da profissão ou em razão dela.

Anseio da sociedade

A organizadora do debate, a professora do curso de Direito, Danielle Mariel Heil, conta que a ideia surgiu durante uma aula de Direito Internacional, quando se discutia a temática “direitos humanos” e devido a muitos acadêmicos serem policiais militares e questionar a abordagem dos direitos humanos.

— Nossas aulas visam promover a reflexão e fazer com que os alunos mostram suas visões. Nenhuma vida vale mais do que a outra. Por isso, esse debate foi realizado para ampliar essa discussão. Muitas vezes, os agentes de segurança são os grandes promovedores dos direitos humanos. A segurança é um direito de cada um e eles estão promovendo, garantindo um direito fundamental nosso, previsto na Constituição — enfatiza Danielle.

O defensor público do Estado de Santa Catarina, Valentim Hodecker Junior, compôs a roda de debatedores e salientou que o assunto é extremamente importante e é um anseio da sociedade. Ele lembra que neste período eleitoral também é a bandeira de muitos candidatos.

— Muitas pessoas apenas ficam sabendo deste assunto por meio da televisão. Essa discussão no âmbito acadêmico é necessária para aprofundar a discussão e trazer mais conhecimento para a sociedade — destaca.

A psicóloga Aline Jacinto e professora da UNIFEBE, credenciada pela Polícia Federal para realização de Avaliação Psicológica para manuseio de arma de fogo, falou sobre o trabalho do profissional, além de abordar sobre o papel do psicólogo no contexto de segurança pública.

— Embora seja um evento do Direito, traz o olhar de outros profissionais, que têm a oportunidade de debater junto à comunidade sobre várias perspectivas — ressalta.

Também participaram do debate a mestranda em Ciências Jurídicas, Tainá Fernanda Pedrini e o veterano do Exército norte-americano das guerras do Afeganistão e Síria, Jefferson Silveira.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Professores aprovam projetos no CNPq
Pesquisa

Professores aprovam projetos no CNPq


25 de janeiro de 2019
Equipe de Robótica do Colégio Amplo/UNIFEBE desenvolve protótipo para economia de água

Equipe de Robótica do Colégio Amplo/UNIFEBE desenvolve protótipo para economia de água


29 de novembro de 2017
Apresentação de Trabalhos Finais de Estágio de Educação Física

Apresentação de Trabalhos Finais de Estágio de Educação Física


23 de novembro de 2009
Skip to content