notícias colégio
Notícias
19 de setembro de 2012

UNIFEBE promove Semana do Trânsito

De 20 a 24 de setembro, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promove a Semana do Trânsito. A iniciativa é uma continuidade da Campanha UNIFEBE: Sinal Verde para a educação no trânsito que teve início em junho deste ano. O projeto promove nesta quinta-feira uma palestra com o Guarda Municipal, Adalberto Zen, que abordará o tema “Direção defensiva, abordagem em acidentes, conscientização e educação no trânsito”.


No dia 24, o palestrante é o Major Rubens Neumann, da Polícia Militar que apresentará os dados quantitativos de acidentes, principais causas, orientações sobre o trânsito e trabalhos desenvolvidos na área.


“É importante que sensibilizemos nossos acadêmicos, que estão na faixa etária mais vulnerável e de maior incidência ao risco de acidentes de trânsito, sobre a importância de se dirigir com cuidado. Além disso, é fundamental incentivarmos a educação no trânsito e a sustentabilidade”, afirmou o reitor Günther Lother Pertschy.


Semana Nacional de Trânsito


Neste mesmo período, a partir do dia 18, acontece no Brasil a Semana Nacional de Trânsito cujo tema a ser trabalhado é “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida”. É a primeira vez que a Semana vai trabalhar o tema velocidade.


Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU) cerca de dois milhões de pessoas morrem por ano, vítimas da violência no trânsito. Dois fatores principais influenciam o crescimento da taxa de mortalidade no trânsito: comportamento e segurança dos usuários e o excesso de velocidade. O foco da conscientização são os jovens de 18 a 25 anos, considerado o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito.


Dados da Secretaria de Saúde de Brusque informam que o gasto em 2010 com Internação Hospitalar decorrentes de acidentes de trânsito foi de R$875.375,96. No ano de 2011, esse valor aumentou em 1% sendo que a maioria dos gastos foi com procedimentos como: anestesias, fisioterapia, fraturas e TCE (Traumatismo Crânio Encefálico).


Em 2010 e 2011, os atendimentos de emergência do Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux (Azambuja), provenientes de acidente de trânsito, passaram de cinco mil, sendo 921 acidentados com automóveis e 3603 com motocicletas. Os atropelamentos registraram o número de 490.


Ações da UNIFEBE


A UNIFEBE iniciou, em junho deste ano, a campanha “Sinal Verde para a Educação no Trânsito”. A primeira parte da campanha teve como objetivo incentivar as caronas. Na ocasião, foram entregues aos acadêmicos, funcionários e professores adesivos com a frase “Eu dou Carona”.


O site Caronetas – Caronas Inteligentes foi selecionado pela Universidade de Michigan como uma das 15 soluções mundiais inovadoras de mobilidade sustentável e foi convidado para participar do Rio+20. O cadastro demora menos de um minuto e é seguro, tanto que deve ser feito com o e-mail corporativo, que garante a proteção do usuário.


Em junho também foi ministrada uma palestra com o tema “Paz no Trânsito”, abordado pelo coordenador de Segurança do Trânsito do Instituto Brusquense de Planejamento e Mobilidade (IBPLAM), Paulo Rodrigo Sestrem.


Durante a palestra, Sestrem falou sobre o comportamento de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas no trânsito de Brusque. Deu dicas de segurança e falou sobre legislação de trânsito. “O maior índice de mortes no trânsito em 2011 foram de pessoas entre 18 e 30 anos. É uma faixa etária que nos preocupa”, frisou. “Precisamos prevenir ações incorretas de motoristas e promover uma mudança de comportamento no trânsito”, complementou.


Segundo ele, de 2010 para 2011 diminuiu o número de acidentes e atropelamentos, mas as mortes aumentaram. “Em 2010 tivemos 31 óbitos registrados e no ano passado foram 33”, revelou. Durante a palestra foram sorteados materiais de conscientização e dois capacetes da Mega Motos.


Informações de como funciona o programa Caronetas acesse www.caronetas.com.br/unifebe.


Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

 

Postagens relacionadas

Mostra de Arquitetura e Urbanismo revela análise dos acadêmicos sobre as paisagens urbanas de Brusque
Arquitetura e Urbanismo

Mostra de Arquitetura e Urbanismo revela análise dos acadêmicos sobre as paisagens urbanas de Brusque


10 de maio de 2023
UNIFEBE sedia Encontro de Coordenadores Pedagógicos
UNIFEBE

UNIFEBE sedia Encontro de Coordenadores Pedagógicos


23 de abril de 2024
NIASI aprova artigos em eventos científicos do mês de outubro
Pesquisa

NIASI aprova artigos em eventos científicos do mês de outubro


24 de agosto de 2017
Skip to content