13 de fevereiro de 2014

UNIFEBE promove trote solidário com os calouros

A cada início de semestre o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promove com os acadêmicos ingressantes um trote solidário ou cultural. Desta vez, a proposta é que os calouros arrecadem livros para utilização no Projeto Permanente de Extensão Biblioteca Ambulante, que tem o objetivo de proporcionar a pacientes internados em hospitais e pessoas acolhidas em casas de repouso e lares para idosos momentos de descontração, transformando, assim, o ambiente em um espaço mais acolhedor. Um dos parceiros do programa é o Hospital Evangélico de Brusque.

Podem participar do trote solidário os alunos regularmente matriculados na 1ª fase dos cursos de graduação da UNIFEBE neste semestre. Os calouros devem entregar os livros na Biblioteca Acadêmica Pe. Orlando Maria Murphy, localizada no 1º Andar do Bloco C, campus Santa Terezinha, no período de 10 a 14 de março, das 8h às 11h e das 13h às 21h.

Os livros podem ser das áreas de literatura adulta ou infantil, ficção, não ficção, autoajuda ou religioso e devem apresentar bom estado de conservação. O resultado da competição será divulgado no dia 20 de março pelo site da UNIFEBE, e a turma vencedora ganha um intervalo italiano com pizza, no dia 26 de março.

“O intuito do trote é que o ingresso dos acadêmicos na vida universitária ocorra com consciência social, ambiental e solidária, a fim de fortalecer e consolidar práticas educativas relacionadas aos princípios e valores presentes na missão da UNIFEBE”, explica o reitor Günther Lother Pertschy.

De acordo com ele, a instituição nunca incentivou a prática de trotes entre as próprias turmas, por entender que o ingresso no ensino superior deve ser um momento saudável e agradável ao estudante.

Outras edições

No semestre passado os calouros foram convidados a participar de um trote artístico-cultural para revitalização dos bancos do bloco D, e deixaram o campus Santa Terezinha mais bonito com arte nos bancos. Os alunos ingressantes da UNIFEBE também já criaram uma gibiteca para a Biblioteca da instituição e um acervo bibliográfico, composto por aproximadamente 1.600 livros e 80 gibis, para a Unidade Prisional Avançada – UPA.

Texto: Thayse Helena Machado

Fotos: Elizandra Damasceno