notícias colégio
Notícias
22 de outubro de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE realiza investimentos para melhorar a acessibilidade comunicacional

Site da instituição e documentos oficiais foram readequados com a Política Institucional de Acessibilidade e Inclusão

Para facilitar e garantir que a informação seja acessível a todos, o Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) tem investido em tecnologias para melhorar a acessibilidade comunicacional da instituição. Ao acessar o site unifebe.edu.br já é possível observar uma das mudanças: o ícone com duas mãos revela que agora a página é acessível em VLibras, ou seja, que possui um sistema de leitura de texto em Libras – Língua Brasileira de Sinais.

Além da instalação desse sistema, no ícone Acessibilidade, os visitantes podem configurar o layout do site de acordo com as suas necessidades, sendo possível aumentar e diminuir a fonte do texto, alterar contraste, facilitar a leitura e até escolher se quer visualizar a página em preto e branco.

De acordo com a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, os investimentos em acessibilidade comunicacional foram previstos no Plano de Garantia de Acessibilidade, elaborado pela instituição para oferecer esses recursos que facilitam o acesso aos conteúdos da universidade. “Sabemos da importância de reduzir esses obstáculos na comunicação interpessoal, escrita e virtual e, como um ambiente educacional que prega a inclusão, priorizamos os investimentos em nossos canais de comunicação, como site e as plataformas educacionais utilizadas pelos estudantes”, salienta a reitora.

Dentre as medidas adotadas pela instituição está também a emissão de documentos oficiais, físicos e digitais, redigidos em fonte Arial 12, fonte sem serifa, que não possui prolongamentos nos caracteres, e é considerada uma fonte acessível, pois facilita a leitura.

Softwares de Acessibilidade

Os acadêmicos da UNIFEBE também contam com softwares de acessibilidade nos laboratórios de informática da instituição. Por meio de programas como Braille Fácil, estudantes cegos podem editar e imprimir textos em Braille, enquanto com NonVisual Desktop Access (NVDA), a navegação do mouse e teclado é narrada em tempo real para aqueles que possuem alguma deficiência visual.  Os softwares estão instalados em todos os computadores dos oito laboratórios de informática disponíveis na instituição.

Os alunos da UNIFEBE, que possuem deficiência ou necessitam de atenção especial, são orientados pelo Serviço de Orientação e Atendimento ao Estudante (SOAE), e as medidas adotadas pela instituição são acompanhadas pelo Comitê de Acessibilidade e Inclusão, formado por representantes da comunidade especialistas na área, professores, estudantes e colaboradores da UNIFEBE.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Evento de integração entre calouros e veteranos marca o início do segundo semestre letivo na UNIFEBE
Destaque

Evento de integração entre calouros e veteranos marca o início do segundo semestre letivo na UNIFEBE


20 de julho de 2023
Acadêmicas de Educação Física da UNIFEBE realizam estágio voluntário em Colônia de Férias do Exército Brasileiro no Rio de Janeiro
Destaque

Acadêmicas de Educação Física da UNIFEBE realizam estágio voluntário em Colônia de Férias do Exército Brasileiro no Rio de Janeiro


24 de janeiro de 2024
Unifebe em Sábados de Lazer estará em Botuverá

Unifebe em Sábados de Lazer estará em Botuverá


06 de maio de 2010
Skip to content