notícias colégio
Notícias
17 de agosto de 2022
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

UNIFEBE realiza Seminário de Medicina de Família e Comunidade

Evento contou com a presença de mais de 100 participantes

O curso de Medicina da UNIFEBE promoveu, no sábado (6), o 1º Seminário de Medicina de Família e Comunidade. O evento, que ocorreu no Bloco F (Bloco da Saúde), foi idealizado pela Unidade Curricular (UC) Interação em Saúde na Comunidade (IESC) e contou com o apoio da Liga de Saúde da Família e Comunidade (LASFC) e teve a presença de mais de 100 participantes.

Foram realizadas palestras com conteúdo destinados a todas as profissões da área da Saúde, incluindo graduandos, alunos de pós-graduação e profissionais atuantes. Além disso, houve sorteio de brindes e premiações para os alunos que apresentaram seus trabalhos desenvolvidos no IESC no semestre de 2022.1.

De acordo com a professora Camila Gularte Lanau, o seminário foi um momento de reflexão e discussão sobre Medicina de Família e Comunidade, que é voltada para a Atenção Primária à Saúde por meio da Unidade Básica de Saúde, que é a principal porta de entrada aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). “Convidamos palestrantes de grande relevância acadêmica na área e optamos por dois palestrantes que já são professores da UNIFEBE e dois externos, para ampliar a visão dos alunos. Dentre os temas, os palestrantes ressaltaram a história de luta sobre a conquista do SUS e também sobre a prática clínica, baseada em evidências, dos médicos e médicas de família e comunidade, o que traz ao aluno o contexto macro e micro das ações cotidianas desta especialidade médica”, detalha a professora, que ainda revela que o evento deve ser realizado todos os anos.

Acadêmica da 6ª fase, Laura Riccio Cabral, afirma que o seminário aprofundou temas que são trabalhados em sala de aula. “Conseguimos perceber que a maior parte dos inscritos eram de alunos que acabaram de iniciar o curso, ter esse contato com médicos especialistas em Medicina da Família é de grande relevância pois vai ao encontro de tudo o que a universidade vem tentando nos ensinar, sobre como devemos ser médicos responsáveis, que procuram fazer o atendimento de forma individualizada, pensando sempre no bem do paciente e criando um vínculo com eles”, opina Laura.

O doutor Osvaldo Quirino de Souza, coordenador do curso, considera que o seminário foi mais uma demonstração do compromisso da universidade com uma formação de qualidade. “É de extrema importância que nossos acadêmicos tenham acesso a palestras tão enriquecedoras e que promovam conteúdos diferenciados”, elogia o doutor Osvaldo.

A professora Juliana Chaves Costa Pinotti, uma das organizadoras do evento, acredita que o seminário atingiu o objetivo proposto, evidenciar relevância da Medicina de Família e Comunidade na prática médica, a partir de evidências e com apresentações de profissionais renomados. “Outro fator importante foi a apresentação dos trabalhos realizados pelos acadêmicos durante as vivências nos cenários de prática, momento que permitiu diálogo e troca de experiências”, avalia.

Segundo a professora Juliana, ao todo, oito Projetos de Intervenções foram apresentados pelos acadêmicos. Todos foram avaliados por representantes da Atenção Básica e receberam elogios pelo comprometimento com as ações desenvolvidas nas Unidades Básica de Saúde do município de Brusque. Ao final, três projetos foram premiados.

Primeiro lugar
Tema: Alimentação saudável para crianças de 0 a 2 anos.
Alunos: Carolina Luisa Bogoni Luzzi, José Arthur Rubick Rieg, Keli Maria Granoski, Rebeca Leite Estalianon e Tatiana Therezinha Saldana Rios – 4ª fase
UBS Bateas

Segundo lugar
Tema: Ampliação do conhecimento dos educadores sobre os principais transtornos psiquiátricos da infância

Alunos: Eduarda Regina Pelizza, Jessica Paola Gatti, Larissa Brogni, Luize Cristine Dias
7ª fase
UBS Águas Claras

Terceiro lugar:
Busca ativa de mulheres elegíveis ao exame Papanicolau

Alunos: Bruna da Rosa, Lucas Bernardo Machiavelli, Maitê Luisa H Pereira, Stella Dallila Machado
5ª fase
UBS Santa Luzia

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

XI Noite Cultural e IV Mostra de Resultados é realizada na Unifebe

XI Noite Cultural e IV Mostra de Resultados é realizada na Unifebe


04 de junho de 2008
Curso de Turismo da Unifebe realiza o 1º Seminário Científico

Curso de Turismo da Unifebe realiza o 1º Seminário Científico


18 de novembro de 2004
UNIFEBE e Conselho Tutelar firmam parceria para realizar ações educativas e preventivas
Universidade Comunitária

UNIFEBE e Conselho Tutelar firmam parceria para realizar ações educativas e preventivas


22 de fevereiro de 2024
Skip to content