10 de junho de 2014

UNIFEBE estreita laços com universidades internacionais com assinatura de convênios

Para fortalecer ainda mais o processo de internacionalização, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE assinou nos últimos dias convênios com instituições de ensino superior, e pós-graduação, de Portugal, Chile, Peru e Alemanha. A parceria entre as universidades tem o objetivo de promover intercâmbios e realizar pesquisas e eventos em cooperação.

“Percebemos como tendência global a criação de redes de saber universal, e a UNIFEBE trabalha intensamente para se inserir nessas redes internacionais de cooperação, por meio de convênios firmados com universidades estrangeiras”, conta a relações internacionais, Ana Paula Bonatelli.

Chile

A UNIFEBE firmou contrato com a Universidad de Chile – Escuela de Postgrado Economia y Negocios para promover intercâmbios entre estudantes de pós-graduação das duas instituições.
Segundo Ana Paula, um dos objetivos do acordo é promover a participação dos pós-graduandos da UNIFEBE, na semana internacional de pós-graduação na Universidad de Chile, realizada em janeiro e junho.

Durante a semana, a instituição chilena recebe estudantes de vários países para um programa intensivo de aulas. O próximo passo entre as duas universidades é a assinatura do convênio de cooperação internacional.

“Se houver demanda, a Universidad de Chile também demonstrou interesse em criar um convênio específico para os nossos alunos da pós-graduação, para que eles possam estudar lá um módulo da grade curricular”, explica Ana.

Portugal

O convênio assinado com a Universidade do Porto, de Porto, em Portugal, tem como finalidade realizar pesquisas, promover intercâmbio de estudantes e docentes das duas instituições, organizar em conjunto seminários, encontros, reuniões, painéis, entre outras ações.
Com a parceria, as duas instituições passam a estabelecer cooperação acadêmica, científica e cultural, em todos os campos de comum interesse.

Peru

No início de junho, foi assinado convênio com a Universidad San Ignacio de Loyola (USIL), de Lima, no Peru, para promover intercâmbio entre funcionários, professores e estudantes. A parceria também prevê a cooperação em organização de eventos, como simpósios e semanas internacionais, e a troca de professores em palestras e cursos das duas instituições, além de cooperação em publicações internacionais e projetos de pesquisa.

“Com o convênio, a USIL irá enviar dois professores para palestrarem na Semana de Administração, e outros dois professores para participarem do EDUB – 1ª Jornada Internacional de Educação, que será realizada na UNIFEBE em outubro. Em setembro, o coordenador de relações internacionais de lá virá até Brusque conhecer a nossa instituição”, conta Ana.

A USIL tem convênio com mais de 150 universidades, espalhadas pelos cinco continentes, e também possui um campus internacional, San Ignacio College, localizado em Miami, Flórida.

Alemanha

Em viagem a Karlsruhe, na Alemanha, o coordenador de Engenharia Mecânica e de Produção, Denis Boing, firmou parceria com o instituto Karlsruher Institut für Technologie (KIT) para promover intercâmbios entre acadêmicos e estágios específicos durante o fim da graduação.

“O KIT é um dos maiores institutos de pesquisa da Alemanha, vinculado a uma universidade. Fomos fazer uma tratativa, em função das duas cidades serem coirmãs, para levar estudantes nossos para lá e receber alunos da Alemanha aqui”, explica Boing.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br