notícias colégio
Notícias
10 de junho de 2014

UNIFEBE estreita laços com universidades internacionais com assinatura de convênios

Para fortalecer ainda mais o processo de internacionalização, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE assinou nos últimos dias convênios com instituições de ensino superior, e pós-graduação, de Portugal, Chile, Peru e Alemanha. A parceria entre as universidades tem o objetivo de promover intercâmbios e realizar pesquisas e eventos em cooperação.

“Percebemos como tendência global a criação de redes de saber universal, e a UNIFEBE trabalha intensamente para se inserir nessas redes internacionais de cooperação, por meio de convênios firmados com universidades estrangeiras”, conta a relações internacionais, Ana Paula Bonatelli.

Chile

A UNIFEBE firmou contrato com a Universidad de Chile – Escuela de Postgrado Economia y Negocios para promover intercâmbios entre estudantes de pós-graduação das duas instituições.
Segundo Ana Paula, um dos objetivos do acordo é promover a participação dos pós-graduandos da UNIFEBE, na semana internacional de pós-graduação na Universidad de Chile, realizada em janeiro e junho.

Durante a semana, a instituição chilena recebe estudantes de vários países para um programa intensivo de aulas. O próximo passo entre as duas universidades é a assinatura do convênio de cooperação internacional.

“Se houver demanda, a Universidad de Chile também demonstrou interesse em criar um convênio específico para os nossos alunos da pós-graduação, para que eles possam estudar lá um módulo da grade curricular”, explica Ana.

Portugal

O convênio assinado com a Universidade do Porto, de Porto, em Portugal, tem como finalidade realizar pesquisas, promover intercâmbio de estudantes e docentes das duas instituições, organizar em conjunto seminários, encontros, reuniões, painéis, entre outras ações.
Com a parceria, as duas instituições passam a estabelecer cooperação acadêmica, científica e cultural, em todos os campos de comum interesse.

Peru

No início de junho, foi assinado convênio com a Universidad San Ignacio de Loyola (USIL), de Lima, no Peru, para promover intercâmbio entre funcionários, professores e estudantes. A parceria também prevê a cooperação em organização de eventos, como simpósios e semanas internacionais, e a troca de professores em palestras e cursos das duas instituições, além de cooperação em publicações internacionais e projetos de pesquisa.

“Com o convênio, a USIL irá enviar dois professores para palestrarem na Semana de Administração, e outros dois professores para participarem do EDUB – 1ª Jornada Internacional de Educação, que será realizada na UNIFEBE em outubro. Em setembro, o coordenador de relações internacionais de lá virá até Brusque conhecer a nossa instituição”, conta Ana.

A USIL tem convênio com mais de 150 universidades, espalhadas pelos cinco continentes, e também possui um campus internacional, San Ignacio College, localizado em Miami, Flórida.

Alemanha

Em viagem a Karlsruhe, na Alemanha, o coordenador de Engenharia Mecânica e de Produção, Denis Boing, firmou parceria com o instituto Karlsruher Institut für Technologie (KIT) para promover intercâmbios entre acadêmicos e estágios específicos durante o fim da graduação.

“O KIT é um dos maiores institutos de pesquisa da Alemanha, vinculado a uma universidade. Fomos fazer uma tratativa, em função das duas cidades serem coirmãs, para levar estudantes nossos para lá e receber alunos da Alemanha aqui”, explica Boing.


Texto: Suellen Pereira Rodrigues
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

 

Postagens relacionadas

Curso de Design de Moda realiza VII edição da Unimoda

Curso de Design de Moda realiza VII edição da Unimoda


09 de novembro de 2007
Comunicado UNIFEBE nº 03/12 – Cancelamento da oferta de Curso Superior para 2012/1

Comunicado UNIFEBE nº 03/12 – Cancelamento da oferta de Curso Superior para 2012/1


23 de fevereiro de 2012
Edital PROPPEX 03/2007 – Projetos para Incubadora Tecnológica

Edital PROPPEX 03/2007 – Projetos para Incubadora Tecnológica


03 de abril de 2007
Skip to content