17 de abril de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicas de Pedagogia da UNIFEBE conhecem proposta pedagógica do Centro de Educação Infantil Max Rodolfo Steffen

Estudantes aplicarão a 2ª etapa do Estágio Supervisionado I na Instituição de Ensino

O Centro de Educação Infantil Max Rodolfo Steffen, no bairro Steffen, receberá ao longo dos próximos meses as acadêmicas da 5ª fase do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). O CEI será a instituição da rede pública de ensino, onde as estudantes realizarão a 2ª etapa do Estágio Supervisionado I, no campo da Educação Infantil.

Com o intuito de preparar as acadêmicas para mais uma fase do Estágio, o curso organizou um bate-papo entre as futuras pedagogas e a diretora do CEI Max Rodolfo Steffen, Carina Paza, e com as professoras Juliana Simon Wolff, coordenadora do projeto Revitalizar, e Ana Paula Fantoni, professora do Pré-Escolar II.

Durante a conversa, as professoras apresentaram os projetos e práticas pedagógicas do CEI, que insere a criança como protagonista do seu processo de ensino-aprendizagem, permitindo que ela tenha atitude ativa na construção do conhecimento, que ocorre a partir das vivências nos campos de experiências e dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento. “Essa proposta pedagógica da rede municipal está alinhada com a Base Nacional Comum Curricular, documento que norteia a Educação Básica e as matrizes dos Cursos de Licenciaturas. Nesse sentido que, esse diálogo com as profissionais da escola foi planejado, complementando o conhecimento teórico das acadêmicas no componente curricular do Estágio Supervisionado I com a parte prática no campo da Educação Infantil, onde elas irão atuar neste semestre e no próximo”, destaca a coordenadora de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Kormann.

A acadêmica Keyla Tavares de Oliveira já atua na área em outra instituição de ensino e para ela, o bate-papo foi essencial para prepará-las para o Estágio Supervisionado. “Esse momento de integração permite que sejamos acolhidas pela escola e a vontade para aplicarmos nossos conhecimentos durante o período em que atuaremos no CEI. Além de que é sempre um grande aprendizado ouvir profissionais, compartilhando sua rotina e suas experiências reais”, relata a acadêmica.

A segunda etapa do Estágio Supervisionado I consiste em 56 horas de observação para um diagnóstico do campo de estágio. “O bate-papo com as profissionais do CEI oportunizou um conhecimento prévio às estudantes, contribuindo para o desempenho durante a etapa de observação, bem como para a terceira etapa do Estágio, que prevê a elaboração de um plano de ação para a Educação Infantil”, complementa uma das professoras do referido Estágio I, professora Gissele Prette.

Coro da Unifebe apresenta “Trovadores e cavaleiros no Sertão”

17 de novembro de 2009
Resultado Final do Proc. Sel. Tec. Admin. – função de Manutenção