10 de outubro de 2016

UNIFEBE recebe investimentos do Estado para pesquisa e inovação

Mais uma boa notícia para a área de pesquisa e inovação da UNIFEBE. Na última semana, o reitor Günther Lother Pertschy e o coordenador do Centro de Tecnologia e Inovação da UNIFEBE Denis Boing estiveram em Florianópolis em evento que oficializou o repasse do Governo do Estado de R$ 15 milhões para investimentos destinados a inovação e pesquisa em Santa Catarina.

O ato contou com a presença do governador João Raimundo Colombo e do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.

kassab-e-reitor

Investimento

Do valor, R$ 10 milhões serão destinados à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC e o restante a instituições parceiras, como: Sistema ACAFE, da qual a UNIFEBE é integrante, UFFS, CNPq e Fundo Newton.

Acafe

A partir de outro edital concluído em 2015 e com os R$ 3,25 milhões disponibilizados (sendo 50% da Fapesc e 50% da Acafe), nove universidades associadas ao sistema poderão conduzir 94 projetos de pesquisa em várias áreas. Os valores dos projetos variam entre R$ 15 mil e R$ 200 mil.

Na UNIFEBE, foi aprovado o projeto “Inovação, Desenvolvimento e Integração da Manufatura Aditiva – In³D”, que contemplará a construção de um ambiente dedicado a impressoras 3D e proporcionará o desenvolvimento de novas pesquisas.

Segundo Boing, o objetivo do projeto é estudar a capacidade das impressoras 3D com tecnologia FDM (modelagem por fusão e deposição), em termos dimensionais e de propriedades mecânicas de produtos impressos.

— Entre outras atividades, estre projeto permitirá compreender a avaliação e caracterização da textura de superfícies estruturadas, fabricadas por impressão 3D e aplicadas no segmento de implantes dentários, por exemplo — conta o coordenador.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223