24 de julho de 2012

UNIFEBE recepciona calouros com Trote Solidário

Na segunda-feira, 23 de julho, mais de 2,5 mil acadêmicos retornaram às aulas no Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE. Com eles, novos universitários iniciaram o ano letivo no ensino superior e foram recepcionados no auditório do bloco C da instituição, campus Santa Terezinha, momento em que prestigiaram as canções do Coro da UNIFEBE e por meio de vídeos e apresentação dos pró-reitores se inteiraram do que é uma instituição comunitária e como é o funcionamento da universidade que escolheram para passar os próximos quatro ou cinco anos.

Os novos universitários escreveram sobre o que esperam do futuro, ouviram palavras de motivação e tiveram um desafio logo de chegada. Serão os responsáveis pela criação de uma Sala de Leitura na Unidade Prisional Avançada – UPA. A atividade faz parte do Trote Solidário do 2º semestre do ano letivo e consiste em uma competição entre as turmas. A que entregar a maior quantidade de obras, será a vencedora e será premiada com um Intervalo Italiano.

O objetivo da competição é que o ingresso na vida universitária ocorra com consciência social, ambiental e solidária. Comportamento destacado pelo reitor da UNIFEBE, Günther Lother Pertschy, durante a fala de boas-vindas aos estudantes. Além de ressaltar que o acadêmico deve ir além da sala de aula, o reitor destacou a importância de estabelecer objetivos na vida e canalizar as energias para alcançá-los. “As oportunidades surgem para quem faz a diferença. Por isso, leiam muito, falem com pessoas mais experientes, tenham disciplina e façam a diferença”, pontuou.

A acadêmica de Administração, Jéssica Martins Varela, 19 anos, pretende fazer a diferença. Após preencher a cápsula do tempo sobre as expectativas em relação ao futuro, ela afirmou que pretende abrir a cápsula no dia da formatura e viver a realidade do que escreveu. “Acho que vou conseguir realizar meus planos, cumprir minhas metas e alcançar tudo que planejei para mim”, frisou. A acadêmica Thaís Severino, 20 anos, também está com uma expectativa positiva. “Estou com bastante vontade de aprender, vou me empenhar para conseguir um emprego na minha área”, enfatizou.

Além do reitor, integraram a mesa de autoridades o vice-reitor e pró-reitor de Administração, Alessandro Fazzino, pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Heloisa Maria Wichern Zunino, pró-reitor de Ensino de Graduação, Claudemir Aparecido Lopes, presidente da Associação dos Professores e Funcionários da FEBE – Aproffebe, Roseli Aparecida Lopes e presidente do Diretório Central dos Estudantes – DCE, Yuri Becker dos Santos.

Lembre-se
A entrega dos gibis e livros, novos ou usados, pode ser feita na Biblioteca Padre Orlando Maria Murphy, nos dias 23, 24 e 25 de agosto.

Texto e fotos: Suelen Cerbaro

Professora e acadêmica lançam livro em São João Batista