A Unifebe – Centro Universitário de Brusque realizou entre 6 e 8 de julho mais uma Formação Continuada, desta vez com o tema "O Ensino na Unifebe: Compromisso com a Qualidade". Através de palestras a Instituição reuniu acadêmicos, egressos, professores, coordenadores de cursos e funcionários técnico-administrativos com o objetivo de promover novos saberes.
A reitora da Unifebe, professora Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli, assim como o vice-reitor, Antônio Carlos Schlindwein, a pró-reitora de ensino de graduação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, e a pró-reitora de pós-graduação, pesquisa e extensão, Heloisa Maria Wichern Zunino, prestigiaram o evento realizado no Auditório do Bloco C e em salas de aula.
Buscando uma aproximação com as Instituições do Sistema Acafe – Associação Catarinense das Fundações Educacionais, a Unifebe contou nesta edição com a participação de reitores e pró-reitores de outras universidades, compartilhando experiências com toda a comunidade acadêmica.
A cerimônia de abertura, realizada na segunda-feira, foi abrilhantada pela apresentação musical realizada pelo Acústico TiFer, formado pelo acadêmico do curso de Administração Tiago Prestes de Oliveira e pela egressa de Tecnologia em Produção Têxtil Fernanda Viana Merlim.
Em seguida, deu-se início a primeira palestra, feita pela reitora da Unifebe junto ao reitor da Universidade do Contestado, Werner José Bertoldi. "Qualidade no Ensino Superior" foi o assunto abordado por ambos. Na ocasião, Werner parabenizou a Instituição pelo evento. "Além de proporcionar o estudo e a reflexão, momentos assim proporcionam qualidade nas relações sociais ao promover interação entre a comunidade acadêmica", comentou.
Na terça-feira "A Articulação do Ensino, Iniciação Científica e Extensão: Concretude da Excelência Acadêmica" foi o tema tratado pela doutora Sônia Maria Hickel Probst e pela mestre Vera Neves, pró-reitoras acadêmicas da Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina.
Sônia destacou o trabalho desempenhado pela Unifebe na área, assim como o das demais instituições do Sistema Acafe. "Santa Catarina tem um modelo ímpar de universidades comunitárias que ajudaram a desenvolver regionalmente o Estado, proporcionando um crescimento sócio-econômico equilibrado. A Unifebe, com seus 35 anos de existência, sem dúvida contribui neste sentido", afirmou.
Já a quarta-feira foi marcada por duas atividades. Oferecida em dois períodos, manhã e tarde, a palestra que falava sobre a "Unifebe: Estrutura e Organização", atraiu funcionários técnico-administrativos e professores para assistirem a explanação dos mestres Günther Lother Pertschy e Ronaldo Uller. Sendo que à noite "A Extensão Universitária na Unifebe" foi discutida entre os colegiados de cursos.
"Pensamos neste momento como uma grande troca com instituições do Sistema Acafe, proporcionando assim um aprendizado diferenciado. Foi muito bom contarmos com a participação efetiva de todos, é uma grande satisfação avançarmos a cada dia neste processo de formação continuada", disse a reitora da Unifebe.
A comunidade acadêmica volta a se encontrar no dia 22 de julho para a última palestra da Formação Continuada deste semestre, que tratará do "Meio Ambiente e Qualidade de Vida". O mestre Nilton Tomellin será o responsável pela atividade, que será oferecida em dois horários, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, no Auditório do Bloco C.
Mais informações na Assessoria de Desenvolvimento, com a Assessora de Desenvolvimento Fabiani Colombi Cervi, através do telefone (47) 3211 7212 ou pelo e-mail desenvolvimento@unifebe.edu.br. Confira a galeria de imagens através do link: http://www.unifebe.edu.br/galerias/galeria.php?id=539.
Texto: Daniela Burgonovo