notícias colégio
Notícias
13 de novembro de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

UNIFEBE reúne educadores e acadêmicos para palestras e oficinas voltadas para as práticas pedagógicas e sustentabilidade no fazer docente

Programação da Semana Acadêmica dos cursos de Pedagogia e Pedagogia – Anos Iniciais contou com mais de 10 atividades teórico-práticas

Ao longo de três dias, acadêmicos e professores da UNIFEBE, além de educadores da rede pública de ensino, participaram de uma série de atividades programadas para a Semana Acadêmica dos Cursos de Pedagogia e Pedagogia Anos Iniciais. Duas palestras e 10 oficinas didático-pedagógicas, que reuniram cerca de 160 acadêmicos e uma média de 120 monitores da rede municipal.

Para esta edição, o tema escolhido foi “Práticas pedagógicas e sustentabilidade no fazer docente”. Na programação, os participantes acompanharam a palestra “O olhar do gestor sobre o processo de aprendizagem: alfabetização com práticas empreendedoras”. Apresentada pela diretora Elisete Antonow e pela professora Vivian Machado Floriano Ribeiro, assim como quatro estudantes do 2.º ano. O grupo detalhou sobre o projeto desenvolvido, voltado para a alfabetização numa perspectiva empreendedora. Quatro alunos do 2º Ano, que participaram do projeto na escola, também estavam presentes e foram palestrantes.
Segundo a coordenadora dos cursos de Pedagogia e Pedagogia – Anos Iniciais, professora Eliane Kormann, os temas abordados ao longo da programação são contemporâneos na educação e, ao aproximar teoria e prática, auxiliam os acadêmicos a conhecer mais da realidade da atuação docente.

“O tema central tem se tornado essencial na educação, especialmente no contexto do empreendedorismo. Ao adotar uma abordagem sustentável, os docentes estimulam a inovação, a responsabilidade social e ambiental, preparando os alunos para pensar de forma empreendedora. Essas práticas não apenas promovem soluções criativas para desafios que, hoje, se apresentam na sociedade na totalidade, mas também na formação dos futuros professores estimulando-os a criar seus próprios negócios, ou mesmo a pensar na sua atuação docente para planejá-la sustentavelmente”, afirma.

A programação contou, na segunda noite, com uma roda de conversa com egressas dos cursos, como parte do projeto “Por Onde Andas? Dialogando com Egressos de Pedagogia da UNIFEBE, trazendo para este diálogo a coordenadora de Educação Infantil na rede municipal de Brusque, professora Milena Tavares de Araújo Pereira, foi uma das palestrantes.

Ela foi vencedora do Prêmio Escolas Sustentáveis 2023 e umas das dez finalistas da etapa internacional da competição. Além dela, outra egressa, profissional da rede municipal de Brusque, participou da programação. Taiani Vicentini é integrante da Equipe LIRE e responsável pelo desenvolvimento de projetos pedagógicos com a Estação Meteorológica. A iniciativa visa fomentar práticas voltadas à Educação Ambiental, Climática e Sustentabilidade.

Interatividade
Um total de dez oficinas didático-pedagógicas foram organizadas como parte da programação, durante a terceira noite. Nesta edição, quatro das oficinas foram ministradas por acadêmicos de Pedagogia, Letras-Inglês e Educação Física. Com inscrições abertas para a comunidade externa, a Semana Acadêmica, ofertou cerca de 120 vagas para monitores da rede pública. Os participantes puderam se inscrever em atividades como: Currículo Lattes, primeiros socorros, escultura de balões, pintura facial, fotografia com uso de smartphone, primeiros socorros, jogos e brincadeiras, contação de histórias, penteados práticos, dobradura e origami e fuxico/artesanato com tecido.

A acadêmica da 2.ª fase de Pedagogia, Scheila Esser, afirma que a Semana Acadêmica proporcionou momentos inspiradores. Segundo ela, iniciativas, como o projeto da boneca Abayomi, impressionou pela capacidade de integração com as diferentes áreas do conhecimento. Já a atividade com as egressas da UNIFEBE marcou a acadêmica pela emoção ao ouvir os relatos e os reflexos das atuações nas comunidades. “Elas são exemplos verdadeiros de como o amor e a dedicação na pedagogia podem abrir portas inimagináveis e transformar vidas de forma extraordinária”, descreve.
Durante as oficinas, ela aproveitou as atividades sobre o Currículo Lattes para entender melhor sobre o modelo. “Não pensei duas vezes em me inscrever e fiquei muito satisfeita por ter minhas dúvidas esclarecidas e por já conseguir iniciar meu próprio currículo”, afirma. “Essa semana foi, sem dúvida, de grande valia para minha jornada acadêmica, deixando-me ainda mais motivada para seguir o caminho da pedagogia e me tornar uma profissional com excelência, com a certeza de que, com dedicação e amor, podemos transformar o mundo”.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Abertas as inscrições para Bolsa de Estudo Institucional

Abertas as inscrições para Bolsa de Estudo Institucional


02 de setembro de 2011
Blog de professor é premiado em concurso

Blog de professor é premiado em concurso


07 de fevereiro de 2012
Alunos de MBA Gestão de Pessoas e Coaching realizam atividade em uma cozinha
Pós-graduação

Alunos de MBA Gestão de Pessoas e Coaching realizam atividade em uma cozinha


26 de setembro de 2018
Skip to content