02 de agosto de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE sediará exposição de bordados sobre a história de Brusque

Quadros estarão expostos no Átrio do Bloco A, a partir do dia 6 agosto

Cada detalhe, ponto e cor, releva importantes traços de uma história, que completa no dia 4 de agosto, 161 anos. Para celebrar a trajetória de Brusque, por meio da arte, o Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) sediará a exposição “Bordando Brusque ontem e hoje”. Os quadros bordados à mão pelas artistas da Confraria Bordadeira de Brusque estarão expostos de 6 a 20 de agosto, no Átrio do Bloco A, da universidade.

A membro da Confraria Bordadeira de Brusque, Nilse Benvenutti Dalago, destaca que o projeto surgiu com o intuito de representar com linhas, agulhas, tecidos, tintas e criatividade um pouco da cidade e sua história. Como resultado de um trabalho desenvolvido por meio de pesquisas, entrevistas, visitas a museus e muita cantoria e contação de história, as confreiras criaram 13 painéis de 40×50 centímetros.

“A exposição desses quadros no mês de aniversário de Brusque é uma tradição desde 2018, pois entendemos que contribui para mantermos viva a história do nosso município. Escolhemos a UNIFEBE por sabermos que aqui os bordados serão bem cuidados e servirão de inspiração para as futuras gerações”, enfatiza Nilse.

Os quadros foram doados pela Confraria para a UNIFEBE e, após a exposição em alusão ao aniversário de Brusque, ficarão expostos permanentemente na instituição. As obras retratam o Hino de Brusque e construções históricas da cidade, como o Complexo de Azambuja, a Fábrica de Tecidos Carlos Renaux e o Clube Caça e Tiro Araújo Brusque.

“É uma honra abrigar o resultado de um trabalho artístico e cultural tão representativo para Brusque. As confreiras resgataram nossa história e transformaram em arte de um jeito autêntico e sensível. Esperamos que os nossos acadêmicos e comunidade em geral apreciem e valorizem esses talentos da nossa região”, salienta Rosemari.

Unifebe participa do Dia do Desafio

20 de maio de 2010
Romance clássico da literatura britânica é discutido em círculo literário do curso de Letras-Inglês
Letras/Inglês