02 de setembro de 2019
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Universidades internacionais buscam parceria com Centro de Tecnologia da UNIFEBE

Pesquisadores da Alemanha e Canadá estiveram na instituição para conhecer a estrutura.

O Centro de Tecnologia e Inovação em Fabricação (CTIF) e os projetos de pesquisa desenvolvidos no Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) despertaram interesse de pesquisadores da Alemanha e do Canadá. Os profissionais da Universidade Técnica de Berlim (TU Berlin), na Alemanha e da University of British Columbia (UBC), de Vancouver, no Canadá, estiveram em Brusque com o intuito de estreitar os laços entre as instituições, visando o desenvolvimento conjunto de pesquisas em áreas tecnológicas.

A reitora e o vice-reitor do Centro Universitário de Brusque, professora Rosemari Glatz e Sergio Rubens Fantini, receberam dia 28 de agosto, o pesquisador e professor alemão, Dirk Oberschmidt e o pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor Rolf Bertrand Schroeter. No encontro, os profissionais visitaram o CTIF onde conheceram os equipamentos dos laboratórios e puderam trocar informações acerca de pesquisas que também são de interesse da Universidade Técnica de Berlim.

Para o professor de Engenharia Mecânica da UNIFEBE e coordenador do CTIF, Rodrigo Blödorn, o objetivo principal é desenvolver pesquisas de alto nível. “Eles conheceram a UNIFEBE e nos colocamos como parceiros em projetos conjuntos com a TU Berlin e UFSC. Essas parcerias representam uma oportunidade única para nossa instituição e nossos acadêmicos, que poderão agregar mais conhecimento com as pesquisas internacionais”.

A visita contou com a presença da pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, professora Edinéia Pereira da Silva Betta, da coordenadora do curso de Engenharia Mecânica, professora Susan Thiesen, do professor Misael Dalbosco e de pesquisadores do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC.

University of British Columbia
Também interessado em ampliar o conhecimento científico, o professor Gary Schajer, University of British Columbia (UBC), de Vancouver, no Canadá, veio a Brusque conhecer o CTIF e discutir parcerias no desenvolvimento de pesquisas no âmbito da usinagem e avaliação da integridade da superfície usinada.

O professor Schajer é mundialmente reconhecido pelos seus estudos na área de medição de tensão residual e responsável pela norma ASTM para o Método do Furo Cego, uma técnica semi-destrutiva de medição de tensão residual, bastante utilizada em instituições de pesquisa e indústria.

Segundo a supervisora de Pesquisa e responsável pela Internacionalização da UNIFEBE, professora Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop, um dos objetivos da pesquisa na UNIFEBE é estimular o intercâmbio com instituições científicas e de ensino, nacionais e internacionais. “Esta parceria demonstra o quão longe podemos chegar com um ensino de qualidade aliado à pesquisa de ponta”.

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, destaca que as visitas representam o reconhecimento da instituição. “É gratificante saber que nossos laboratórios e os trabalhos desenvolvidos com foco em pesquisa científica também são bem-vistos internacionalmente. Com certeza esse é o nosso objetivo, possibilitar que nossos estudantes absorvam esses conhecimentos e possam vivenciá-los de maneira ativa dentro da universidade”.

Unifebe e Governo do Estado assinam convênio

07 de maio de 2007