02 de setembro de 2019
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Universidades internacionais buscam parceria com Centro de Tecnologia da UNIFEBE

Pesquisadores da Alemanha e Canadá estiveram na instituição para conhecer a estrutura.

O Centro de Tecnologia e Inovação em Fabricação (CTIF) e os projetos de pesquisa desenvolvidos no Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) despertaram interesse de pesquisadores da Alemanha e do Canadá. Os profissionais da Universidade Técnica de Berlim (TU Berlin), na Alemanha e da University of British Columbia (UBC), de Vancouver, no Canadá, estiveram em Brusque com o intuito de estreitar os laços entre as instituições, visando o desenvolvimento conjunto de pesquisas em áreas tecnológicas.

A reitora e o vice-reitor do Centro Universitário de Brusque, professora Rosemari Glatz e Sergio Rubens Fantini, receberam dia 28 de agosto, o pesquisador e professor alemão, Dirk Oberschmidt e o pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor Rolf Bertrand Schroeter. No encontro, os profissionais visitaram o CTIF onde conheceram os equipamentos dos laboratórios e puderam trocar informações acerca de pesquisas que também são de interesse da Universidade Técnica de Berlim.

Para o professor de Engenharia Mecânica da UNIFEBE e coordenador do CTIF, Rodrigo Blödorn, o objetivo principal é desenvolver pesquisas de alto nível. “Eles conheceram a UNIFEBE e nos colocamos como parceiros em projetos conjuntos com a TU Berlin e UFSC. Essas parcerias representam uma oportunidade única para nossa instituição e nossos acadêmicos, que poderão agregar mais conhecimento com as pesquisas internacionais”.

A visita contou com a presença da pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, professora Edinéia Pereira da Silva Betta, da coordenadora do curso de Engenharia Mecânica, professora Susan Thiesen, do professor Misael Dalbosco e de pesquisadores do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC.

University of British Columbia
Também interessado em ampliar o conhecimento científico, o professor Gary Schajer, University of British Columbia (UBC), de Vancouver, no Canadá, veio a Brusque conhecer o CTIF e discutir parcerias no desenvolvimento de pesquisas no âmbito da usinagem e avaliação da integridade da superfície usinada.

O professor Schajer é mundialmente reconhecido pelos seus estudos na área de medição de tensão residual e responsável pela norma ASTM para o Método do Furo Cego, uma técnica semi-destrutiva de medição de tensão residual, bastante utilizada em instituições de pesquisa e indústria.

Segundo a supervisora de Pesquisa e responsável pela Internacionalização da UNIFEBE, professora Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop, um dos objetivos da pesquisa na UNIFEBE é estimular o intercâmbio com instituições científicas e de ensino, nacionais e internacionais. “Esta parceria demonstra o quão longe podemos chegar com um ensino de qualidade aliado à pesquisa de ponta”.

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, destaca que as visitas representam o reconhecimento da instituição. “É gratificante saber que nossos laboratórios e os trabalhos desenvolvidos com foco em pesquisa científica também são bem-vistos internacionalmente. Com certeza esse é o nosso objetivo, possibilitar que nossos estudantes absorvam esses conhecimentos e possam vivenciá-los de maneira ativa dentro da universidade”.

Egresso de Sistemas vence III Seminário de Apresentação de TCCs
UNIFEBE

Egresso de Sistemas vence III Seminário de Apresentação de TCCs

30 de março de 2017