01 de outubro de 2014

UP – UNIFEBE PROFISSÕES orienta estudantes do ensino médio na escolha da carreira

Determinados a tomar a melhor decisão sobre o futuro profissional, aproximadamente 2,5 mil alunos do ensino médio participaram na quarta-feira, 1º de outubro, do UP – UNIFEBE PROFISSÕES e acumularam o máximo de fichas possíveis para fazer a aposta certa.

Durante a manhã, das 8h às 11h, e a noite, das 19h às 22h, os visitantes conheceram os laboratórios, tiraram dúvidas sobre mercado de trabalho, fizeram orientação vocacional e participaram de diversas atividades.

Na 5ª edição, a feira de profissões do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE teve temática 8-bit, inspirada no mundo dos videogames antigos. Com o tema “Faça a escolha certa ou game over”, o evento atraiu estudantes do 3º ano de Brusque e região.

Já na entrada, o público teve o primeiro contato com o tema ao passar por um cenário que faz referência ao jogo clássico da Nintendo, o Super Mário. A dupla de encanadores e a princesa também marcaram presença no UP.

No átrio do bloco A, os alunos fizeram fila para relembrar jogos antigos como Pacman, Super Mario e Donkey Kong.

O tempo colaborou e os estudantes também se divertiram em atividades práticas ao ar livre. A aula coletiva de zumba, o rapel e o paredão de escalada reuniram grande público, e chamaram a atenção dos jovens no pátio do bloco D.

O vestibulando da Escola de Educação Básica de São João Batista, Igor de Souza Leonardo, 17 anos, elogiou as atividades, em especial, a orientação vocacional, e classificou o UP como uma importante ferramenta para o momento da decisão profissional.

“Mesmo no terceirão, muitos ainda têm dúvidas ou não sabem o que fazer. No UP temos a oportunidade de conversar com pessoas que já construíram sua carreira e são exemplo do que podemos passar pela faculdade”, diz.

Igor aproveitou o dia para conhecer o curso de Arquitetura e Urbanismo. “Fiquei bastante interessado pelos projetos em 3D, maquetes e trabalhos dos acadêmicos”, conta.

Para a professora da escola Carlos Maffezzolli, de Guabiruba, Arlendina Seubert, o UP marcou sua primeira visita à UNIFEBE. “Fiquei surpresa com o tamanho da instituição, ela é muito grande e bem organizada. Para os estudantes, agora é a hora da escolha. Esta é a oportunidade perfeita para fazer os questionamentos necessários”, aponta.

O reitor da UNIFEBE, Günther Lother Pertschy, comemorou a participação das escolas e o envolvimento de professores, acadêmicos e funcionários durante o evento. “Mais uma vez a UNIFEBE coloca-se à disposição dos concluintes do ensino médio. Muitos ainda estão indecisos a respeito do futuro profissional e o objetivo da instituição é auxiliar com testes vocacionais, palestras, visitas aos laboratórios e interação com os acadêmicos. A cada ano o envolvimento é maior e o resultado ainda mais positivo”, afirma.

A aluna da Escola Básica Santa Terezinha, Julia Brandão,  divertiu-se com opções oferecidas. “Achei o UP maravilhoso. São muitas opções de curso e todos planejaram atividades diferenciadas, aliando a prática ao conteúdo das áreas. O rapel, a zumba e o paredão de escalada também chamaram bastante atenção. Adorei”, elogia.

Próxima edição

O UP – UNIFEBE PROFISSÕES é realizado anualmente. Para 2015, a coordenadora de eventos da instituição promete ainda mais atrações no evento. “A UNIFEBE cresce a cada dia e com certeza teremos surpresas para os estudantes, sempre com o intuito de auxiliá-los em suas escolhas profissionais”, conclui.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Edital Proppex n° 13/2010 – Seleção de projetos para a Incubadora de Base Tecnológica da Unifebe