18 de outubro de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu é case de visita técnica dos cursos de Engenharia da UNIFEBE

Estudantes de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia Química participaram da visita.

As instalações da Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu, no Paraná, foram o case da visita técnica realizada pelos acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia Química do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE).

Na visita interna e externa da estrutura, os estudantes puderam conhecer detalhes da construção da barragem, como o deslocamento de rochas, a profundidade e tamanho das paredes de concreto, especificações das construções das peças dos geradores e visualizar a geração de energia elétrica de forma renovável, feita pela força da água do rio, que passa pelas turbinas e rotaciona o eixo do gerador, transformando energia mecânica em energia elétrica.

A coordenadora de Engenharia Civil, professora Vivian Siffert Wildner, destaca que os acadêmicos aprenderam curiosidades das etapas da construção do projeto italiano, que contou com 40 mil pessoas trabalhando simultaneamente. “Foi fantástico visualizar a capacidade da Engenharia em aproveitar a natureza para contribuir com a sociedade e fazer os estudantes enxergarem o potencial de suas profissões é ainda mais gratificante”, complementa Vivian.

A acadêmica de Engenharia Civil, Eduarda Molinari Dognini, ficou impressionada com a magnitude da obra. “Foi incrível ver como mais áreas de estudo e, principalmente, das engenharias estão envolvidas para obter os resultados de uma obra tão grandiosa. O que mais me surpreendeu foi entender cada detalhe da obra, por exemplo das cúpulas de recepção de água para a geração de energia, que foram inspiradas em barcos”, conta Eduarda Molinari Dognini.

Para o acadêmico de Engenharia Civil, Cenir de Pinho Junior, a experiência foi enriquecedora para o seu futuro profissional. “Durante a visita técnica conseguimos compreender a magnitude de uma obra como a da Usina de Itaipu, tanto na questão da construção em si, que é colossal, como nos benefícios que ela gera na vida dos brasileiros, em forma de energia elétrica. Analisando o tamanho da obra, percebemos a importância de cooperação de muitos profissionais de diversas áreas para alcançar o mesmo objetivo”, enfatiza Cenir.

Além da Usina Binacional, professores e acadêmicos visitaram o Marco das Três Fronteiras entre Brasil, Argentina e Paraguai, a nova ponte de integração entre o Brasil e o Paraguai e as Cataratas do Iguaçu. Também participaram da viagem técnica acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda.

Confira as fotos:

Aberto período para solicitações de ingresso, reingressos e transferências

05 de julho de 2012
Revista da UNIFEBE está disponível no Portal de Periódicos da Capes