Segundo a professora Tatiana de Assis Girardi, o roteiro a um espaço de atendimento especializado aproxima o acadêmico de uma possível área de atuação profissional, além de fornecer um conhecimento mais amplo com relação ao setor. “Essa visita técnica possibilita aos alunos uma visão clara e aprofundada das complexidades e das abordagens terapêuticas específicas para o público infantil, que difere significativamente do adulto”, descreve.
Ela salienta a possibilidade de interação com profissionais, ambiente e equipamentos usados no atendimento. “Eles puderam observar equipamentos, objetos e salas utilizadas para a reabilitação e estímulo do desenvolvimento infantil, incluindo condições neurológicas, motoras e outras deficiências.”
Cuidado humanizado
Para a acadêmica Bianca Iris Paschoal Burig além de conhecer sobre os métodos de reabilitação, o roteiro permitiu o contato com ambientes acolhedores, adaptados e com elementos lúdicos capazes de proporcionar conforto e segurança para os pacientes e famílias.
“A visita foi essencial para ampliar a minha compreensão sobre a prática profissional na fisioterapia pediátrica, permitindo uma visão mais concreta e inspiradora do que vivenciamos em sala de aula”, afirma. “Mais do que um aprendizado técnico, a visita reforçou a importância do cuidado humanizado e despertou ainda mais motivação para seguir nessa área com responsabilidade e dedicação.”