Propondo aproximar os acadêmicos do desenvolvimento criativo e da manufatura dos produtos de Moda Casa, o curso de Design de Moda da UNIFEBE realizou uma série de visitas técnicas a empreendimentos locais. Os estudantes da 5.ª fase puderam conhecer os processos de concepção e fabricação das empresas Art’Moderna, Appel Home e Eva Indústria Têxtil, de Brusque.
As visitas
Na Art’Moderna, empresa especialista em produtos para decorar ambientes de interiores, especialmente residenciais, os alunos foram recepcionados pelas proprietárias Cinara e Vitória Comandolli. Durante a visita, os acadêmicos conheceram a empresa que desenvolve tapetes personalizados com fios de descarte da indústria têxtil, com matéria-prima importada, além de revender produtos confeccionados por artesãos de todo o país e alguns produtos importados, como tapetes iranianos e persas.
Os estudantes também puderam conhecer produtos desenvolvidos por marcas famosas como Dolce & Gabbana e Gucci, como papéis de parede e almofadas. Ainda durante a visita, os acadêmicos conheceram o processo de fabricação de tapetes personalizados e apreciaram peças têxteis como almofadas, mantas, cortinas e objetos de decoração produzidos com resíduos da indústria têxtil de Brusque e região.
No showroom da Appel Home, os futuros designers de moda visualizaram o desenvolvimento de coleção e a produção de Moda Casa, em maior escala. A coordenadora de produtos, Rubia Becker, apresentou toda a estrutura da empresa, detalhou os processos de criação e captação de referências, assim como os aspectos relacionados ao diferencial e à qualidade dos fios utilizados na produção.
Já na Eva Indústria Têxtil, os estudantes puderam conhecer o processo de fabricação da linha banho, acompanhando o funcionamento dos teares que produzem as peças em felpa atoalhada. Na visita, todos os setores da indústria foram apresentados, desde a dinâmica da fabricação das peças, embalagem e expedição.
“As visitas foram muito interessantes, pois foi possível conhecer diferentes produtos e processos de fabricação, além de visualizarmos as tendências de moda das roupas nas peças de moda casa”, conta a acadêmica da 5.ª fase de Design de Moda, Maria Eduarda Debatin. Para a estudante, os processos de produção, que diferem do processo produtivo de uma peça de roupa, foram os pontos que mais chamaram a sua atenção durante as atividades.
Moda Casa
As visitas técnicas foram realizadas no componente curricular Projeto de Moda: Produtos para ambientes, ministrado pela professora Alexssandra da Silva Fidelis. “Foram atividades bastante significativas e contribuíram imensamente para o aprendizado, mas principalmente para a compreensão das demandas e oportunidades existentes na atuação vinculada ao segmento”, pontua a professora.
As visitas também servirão de base para o processo de criação da Coleção Moda Casa, que a turma está desenvolvendo com a temática Ancestralidade. “Todas as peças vistas serviram de inspiração para o desenvolvimento da nossa coleção. Acredito que esse seja, sim, um potencial para o designer de moda atuar, desde a criação de produtos até a criação de estampas”, complementa a acadêmica.
Para a coordenadora do curso de Design de Moda da UNIFEBE, professora Jô Rosa, as visitas técnicas proporcionam uma imersão prática no desenvolvimento criativo e na manufatura dos produtos. “Ao conhecerem de perto os processos de concepção e fabricação das empresas, os estudantes têm a oportunidade de observar e aprender diretamente com profissionais da área, enriquecendo sua formação acadêmica e ampliando suas perspectivas sobre o mercado de trabalho. Compreendo que essas experiências práticas consolidam o conhecimento teórico adquirido em sala de aula e inspiraram novas ideias e abordagens criativas”, conclui a professora.
Confira as fotos das visitas: