27 de março de 2012

Wagner Dantas fala sobre perspectivas econômicas

Wagner Dantas UNIFEBEComo parte da programação de “Debates Inovadores” promovida pelo Citibrusque e parceiros, o economista e professor da UNIFEBE Wagner Dantas ministrou palestra na noite de segunda-feira, 26 de março, sobre Perspectivas Econômicas e Inovação.

O evento, realizado no auditório do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, campus Santa Terezinha, contou com a presença de acadêmicos, professores e representantes da comunidade. “A Citibrusque tem como foco desenvolver novos negócios. O ciclo de palestras vem fortalecer esta ideia e traz a possibilidade de despertar ideias adormecidas ou com dificuldades para serem colocadas em prática. Sem coragem e trabalho não chegamos a lugar nenhum”, disse o presidente do Conselho Administrativo do Citibrusque, Márcio Bernardo, durante a abertura dos trabalhos.

Na sequência, a pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Heloisa Maria Wichern Zunino, falou sobre as inquietações que o tema desperta, já que o mercado está em constante ebulição no cenário global.

Brasil encabeça crescimento mundial

De maneira clara e objetiva Dantas iniciou a abordagem do tema contextualizando a economia mundial e suas diversas crises. Falou sobre políticas econômicas, taxas de juros, PIB (Produto Interno Bruto) e utilizou gráficos para demonstrar o crescimento econômico de países emergentes. “Incertezas nas economias avançadas levam a desaceleração do crescimento mundial que em 2012 deve ser de 2%”, afirmou.

De acordo com ele, o Brasil deixou de ser a “bola da vez” quando o assunto é qual o próximo país a quebrar. “Sou bastante otimista sobre o Brasil. A perspectiva de crescimento do país é de 3,5%. Na China, por exemplo, o momento é de desaceleração, mas falamos de um crescimento de 8%. O Brasil ainda precisa arrumar a casa e o governo está tomando as medidas possíveis”, declarou.

Para Dantas, esse é o momento de investir no Brasil. “Hoje vemos o Brasil como um país que vai encabeçar o crescimento mundial”, ressaltou. O economista também lembrou os tempos de instabilidade econômica. “O Brasil tem muito medo da inflação, pois há poucos anos longo prazo era amanhã”, completou.

O palestrante

Dantas é mestre em Economia pela Universidade Estadual Paulista, é professor da UNIFEBE na disciplina de Mercado de Capitais e colunista de economia no Jornal Município Dia a Dia. Também é membro orientador do Instituto Nacional de Investidores (INI), analista de investimentos credenciados e consultor de treinamento de profissionais do mercado financeiro, atuando nas maiores instituições financeiras do país.

Texto e foto: Thayse Helena Machado

Jornada de Iniciação Científica – Inscrições Abertas